Etapa mais aguardada do calendário da Porsche GT3 Cup Challenge e presente na programação oficial do GP Brasil de F1 desde 2005, a jornada da categoria será neste ano a maior dentro do principal evento do esporte a motor no paÁs. O fim de semana reserva três provas com os carros de corrida mais vendidos no mundo: com rodada dupla pela classe Cup e uma pela Challenge.
Na década de história da Porsche GT3 Cup Challenge, apenas em 2006 (quando havia apenas a classe Cup), houve rodada dupla como evento preliminar da categoria máxima.
A introdução da terceira corrida no fim de semana impactou o cronograma da etapa, representando um desafio adicional aos pilotos da classe Cup. Eles terão seu primeiro contato com a pista a partir de meio dia desta sexta-feira, já para o treino classificatório.
No grid da Cup a novidade é o retorno de Pedro Piquet ao Porsche #6. No ano passado ele disputou sua primeira corrida com o Porsche de competição na preliminar da F1 em Interlagos, pela classe Challenge, vencendo de ponta a ponta -na classe Cup o vencedor foi o bicampeão e atual lÁder do campeonato, Constantino Jr com o Porsche #0.
A exemplo da etapa passada, em Curitiba, a Challenge é novamente a classe com maior número de paÁses representados no grid. Além dos brasileiros e do chileno Gonzalo Huerta, que competem regularmente, a prévia da F1 tem inscrito mais uma vez o sul-africano Sun Moodley. Depois de impressionar vencendo de ponta a ponta com autoridade em junho no Velo CittÁ , o argentino Esteban Gini está de volta com o Porsche #20 -e desta vez vem com o compatriota Manuel Mallo, competidor regular do Super TC 2000 e campeão argentino da Fórmula Renault 2.0 no ano passado.
Mas, com os campeonatos já definidos em seu favor, JP Mauro (geral) e Daniel Corrêa (classe Sport) chegam muito motivados para competir pela primeira vez na carreira no palco do GP Brasil de F1 e prometem acirrar ainda mais a disputa na Challenge, que tem 19 carros inscritos no grid -Flavio Sampaio e Marcelo Sant´Anna fazem sua primeira participação no ano e Paulo Tavares estreia na categoria.
As três provas da oitava e penúltima etapa do campeonato serão exibidas pelos canais Sportv ao longo da semana.
Â
CAMPEONATOS
A segunda passagem da Porsche GT3 Cup por Curitiba coroou Ricardo Rosset como maior pontuador. Ele desbancou Miguel Paludo pela vice-liderança. Constantino Jr segue firme na ponta, encabeçando o clube de bicampeões. Em quarto, Ricardo Baptista voltou do Paraná mais distante do topo que de Daniel Schneider, que completa o top5.
Primeiro representante da classe Sport a vencer no geral sem grid invertido, o piloto do Porsche #77 pode garantir o tÁtulo da divisão de entrada já neste fim de semana. Considerando os descartes, ele tem 17 pontos de vantagem e precisa ampliar a margem em cinco.
A Cup Master também pode sagrar Maurizio Billi como campeão antecipadamente. O dono da coroa para pilotos acima de 50 anos de idade em 2013 tem vantagem de 34 pontos (considerando os descartes) sobre Sergio Ribas com o Porsche #63 -restam 44 ainda em jogo em 2015.
Na Challenge a disputa ainda aberta é pelo vice-campeonato, entre Elias Azevedo, Cristiano Piquet e Fábio Alves. O piloto do Porsche #21 aparece em segundo na tabela, mas considerando os descartes está um ponto atrás de Piquet (174 a 173). Já o campeão de 2014 corre por fora: 18 pontos atrás, precisa vencer a prova e contar com insucesso dos concorrentes.