XXV 100 Milhas de Piracicaba Bom Peixe: Prova reúne 70 pilotos no ECPA

Categoria Tubular tem campeão inédito. Turismo apresentou dupla tricampeã

Os jubileu de prata do autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) e a 25ª edição das 100 Milhas de Piracicaba Bom Peixe foram celebrados neste fim de semana (2 e 3) com a disputa de quatro corridas de tirar o fÁ´lego e que reuniram 70 pilotos. No sábado foram realizadas as provas de Clássicos de Competição e Fórmula 1600 e no domingo a Stock Jr, como preliminar da prova principal, e a 100 milhas com um grid formado por duas categorias – Turismo e Tubular.

Â

Na prova mais longa do dia, os cunhados Rodrigo Stefanini e Felipe Giannetti conquistaram o tricampeonato a bordo de um CitroÁ«n C3, percorrendo as 100 milhas que equivalem a 163 quilÁ´metros no traçado de 2.100 metros do ECPA, em 1:49:18.267. A dupla já havia vencido a prova nos anos de 2010 e 2011.

Â

“Vencer a 100 Milhas uma vez é algo incrÁ­vel, mas três vezes é um privilégio de poucos”, comemorou Stefanini, emocionado. “O C3 é um carro que vem se mostrando incrÁ­vel para este tipo de prova no asfalto e acho que fizemos uma boa escolha ao optar por ele”, completou.

Â

Para o companheiro Felipe Giannetti a conquista se deu na estratégia. “Como nas outras duas vezes que ganhamos, o Rodrigo largou e eu assumi o volante na metade da corrida. Mas acho que de todas as edições que corri de turismo, essa foi a mais difÁ­cil mesmo porque o grid estava cheio e era formado por muita gente boa”, afirmou.

Â

A dupla campeã em 2013, formada por Lamartine Pinotti e Marcelo Camacho, largou na segunda posição e manteve esse mesmo posto durante toda a prova. Já o piloto de Sumaré, Luis Alves, único a competir sozinho e ir ao pódio, terminou na terceira posição após largar em sétimo.

Â

Tubular

Na categoria Tubular, o mais novo dono do circuito caipira de automobilismo é o paulistano Odair Possa D’Água, que venceu a prova pela primeira vez com sua gaiola tubular, completando as 78 voltas em uma hora, 49 minutos.

Â

Após a prova Possa D’Água se dizia realizado. “Participo das 100 Milhas desde 2001 e minha melhor posição havia sido o segundo lugar conquistado no ano passado. Hoje estou muito feliz, pois vencer aqui em Piracicaba é algo que todo piloto sonha”, disse o piloto que venceu de ponta a ponta, mas em nenhum momento teve sossego durante a prova.

Â

“Foi muito suado e até o último abastecimento, quando tivemos um principio de incêndio, não me desconcentrei. Naquela hora, pensei, nada vai me tirar essa vitória e voltei para a pista ainda mais confiante”, contou.

Â

Dito Giannetti acabou parando na volta de número 60, mas isso não o deixou triste. “Estou muito satisfeito e orgulho por esses 25 anos. O ECPA foi um sonho que concretizei e que continua me dando alegrias. Emociono ao ver um grid como esse, repleto de amigo, para celebrar uma prova festiva, onde os verdadeiros ganhadores são os competidores e o público que prestigia o espetáculo”, afirmou.

Â

Além de Giannetti, outros dois pilotos que participaram da primeira edição da prova em 1984 estavam presentes na pista competindo após 30 anos. Edson Paes, que correu com o filho entre os carros de turismo, e Airton Favoretto, que concluiu a prova na segunda colocação da categoria Tubular. “Faltou muito pouco para minha terceira vitória. O carro rendeu muito bem, mas Possa D’Água tinha um carro perfeito na mão e fez uma prova impecável”, comentou.

Â

Troféus

Todos os pilotos que subiram ao pódio, de primeiro a quinto, foram agraciados com troféus confeccionados pelos designers Leo Capote e Marcelo Stefanovicz, do ateliê Outra Oficina, escritório voltado para a criação de peças voltadas ao design-arte. Já Dito Giannetti foi homenageado com um troféu alusivo aos 25 anos do ECPA e todo estilizado com esses algarismos.

Â

Preliminar de Stock Jr.

Os carros da Stock Jr fizeram a corrida preliminar e a prova valeu pela terceira etapa do Campeonato de Stock Jr. Ainda na parte da manhã deste domingo, os carros realizaram dois treinos livres e a tomada de tempo para a formação do grid de largada.

Â

Motivado pelo melhor tempo no treino classificatório, Otto Baumgart fez uma grande largada e contou com uma confusão no pelotão de trás, para venceu de ponta a ponta, sem dar chance aos adversários. “Fiz uma prova tranquila, porque consegui me desvencilhar das confusões”, disse o piloto que tem o patrocÁ­nio da Vedacit e é cada vez mais lÁ­der do certame.

Â

A segunda colocação ficou para Joca Silveira e o terceiro colocado foi Edison Cury Neto, que largou em sétimo. Wesley Magalhães e Jorge Ribeiro completaram o pódio.

Â

Fórmula 1600

Em mais uma corrida emocionante, João Tubino venceu no sábado a corrida de Fórmula 1600, uma das categorias que contribuÁ­ram para abrilhantar o evento piracicabano com arrojada ultrapassagem pelo circuito onde nunca haviam competido.

Â

A prova também valeu para a abertura da Copa do Interior de Fórmula 1600, que retorna ao ECPA para a última etapa, no mês de outubro.

Â

Após a prova Tubino não escondeu a felicidade ao vencer.  “A corrida foi incrÁ­vel, vencer em um autódromo onde sua corri dá um sabor mais gostoso ainda”, disse.

Â

Resultado de todas as categorias das 100 Milhas de Piracicaba:

Â

Os 10 melhores colocados na Turismo

1ª Rodrigo Stefanini e Felipe Giannetti (Capivari/Piracicaba)

2ª Lamartine Pinotti e Marcelo Camacho (Sertãozinho/São Paulo)

3ª Luis Alves (Sumaré)

4ª Neimar Barbosa e Rinaldo Palace (Capivari)

5ª Robinson Valter (São Paulo)

6ª Guilherme Hadadi e Douglas Carvalho (São Paulo)

7ª Gustavo Favoretto (Piracicaba)

8ª Eder R/Luiz C. (Araraquara)

9ª Neto Datti e Cassiano Rodrigues (Piracicaba)

10ª Alex Ferrari e Adilson Gorga (São Paulo/Piracicaba)

Â

100 Milhas de Piracicaba Tubular

1ª Odair Possa D’Água (São Paulo)

2ª Airton Favoretto (Piracicaba)

3ª Dito Giannetti (Piracicaba)

4ª Roberto Correa e Daniel Gianfratti (São Paulo)

Â

3ª etapa do Campeonato de Stock Jr.

1º Otto Baumgart, 22 voltas em 31:21.703 – melhor volta 1:16.534

2º Joca Silveira a 11.684 – melhor volta 1:17.194

3º Edison Cury Neto a 21.114 – melhor volta 1:17.703

4º Wesley Magalhães a duas voltas – melhor volta 1:16.942

5º Jorge Ribeiro a quatro voltas – melhor volta 1:17.802

Â

Fórmula 1600 – Master

1)    João Tubino (San Race) – Master
2)    Daniel Ebel (TJ Motors) – Master
3)    William Daulisio (Ebenezer Racing) – Master

Fórmula 1600 – Novatos

1)    Luiz Menezes Jr. (San Race) – Novatos
2)    Marcelo Vianna (TJ Motors) – Novatos
3)    Matheus Muniz (TJ Motors) – Novatos