Nelsinho Piquet é vice campeão da categoria principal da terceira etapa do Red Bull Global Rallycross Championship realizada em Washington, a capital Americana. Na Supercars, o brasileiro ficou em segundo lugar, sua melhor colocação em eventos de rallycros até hoje, depois do bronze que levou nos X Games Austin. Mais cedo, no GRC Lites, ele foi terceiro colocado , também sua melhor performance na classe de formação de pilotos do rallycross.
Após um quarto lugar em Barbados, um terceiro nos X Games e agora o segundo em Washington, Piquet Jr acumula 134 pontos e está apenas um atrás de Scott Speed na tabela de classificação.
“O saldo em Washington foi muito positivo. É claro que depois das vitórias em todas as eliminatórias e na semifinal sabia que poderia brigar pela vitória na final também. Foi o que eu fiz até a última curva da última volta. Mas meu companheiro Patrik Sandell estava muito rápido e não ia ser possÁvel atacar pela ponta sem assumir o risco muito grande de prejudicar a corrida dele e a minha por causa de uma diferença de cinco pontos no campeonato. Então pressionei até o final, fazendo uma corrida limpa”, declarou Nelsinho.
Patrik Sandell venceu a prova principal.
A CORRIDA
Nelsinho largou por dentro na primeira fila da finalÁssima, mas Sandell saltou a frente e assumiu a ponta. Logo na primeira volta os dois usaram o joker (trajetória mais curta, de passagem obrigatória em uma das voltas de cada bateria). A partir daÁ a prova teve um duelo entre os companheiros das equipes oficiais da Ford até o último giro. O finlandês Joni Wiman, também companheiro dos dois primeiros, completou o pódio.
“Começamos em quarto, depois terceiro e agora segundo. A vitória está batendo na trave e espero que ela venha logo na próxima corrida, em Nova York”, acrescentou Piquet.
Na corrida dos Lites, largando no meio do grid, o carro #07 caiu para terceiro na luz verde. Nelsinho então usou o joker logo na volta inicial para avançar Á vice-liderança. Até a oitava das 10 voltas, ele abriu vantagem para o sueco Kevin Eriksson, que o perseguia. Mas o carro então começou a apresentar super-aquecimento, com cortes no funcionamento do motor. Então o adversário se aproximou e realizou a ultrapassagem usando o joker na volta final.
“Conseguimos subir no campeonato da Lites também, o que é positivo. Agora é trabalhar mais ainda. Estamos no caminho certo nas duas categorias”, finalizou o piloto.
Com o intervalo de um mês no calendário do GRC (a próxima etapa, em Nova York é no final de semana de 19 e 20 de julho), Piquet Jr agora volta suas atenções para a Europa. Em duas semanas, em parceria com Matheus Stumpf, ele reassume o Z4 do BMW Team Brasil para a terceira etapa do Mundial de GT da FIA, em Zandvoort (Holanda).
GRC Supercars – Classificação após três etapas (top5):
1. Scott Speed 135 pontos
2. Nelson Piquet Jr 134
3. Steve Arpin 108
4. Patrik Sandell 108
5. Joni Wiman 85
GRC Lites – Classificação após duas etapas (top5):
1. Mitchell DeJong 112 pontos
2. Kevin Eriksson 100
3. Nelson Piquet Jr 75
4. Austin Cindric 75
5. Átila Abreu 72