O brasileiro Nelsinho Piquet (Chevrolet) venceu no sábado (23/06), a Sargento 250, em Road America, 14ª etapa da NASCAR Nationwide Series. Em sua terceira prova na categoria, Piquet se tornou o primeiro brasileiro a vencer em uma das três principais categorias da NASCAR. Michael McDowell (Toyota) e Ron Fellows (Chevrolet) completaram os três primeiros.
Pole-position, Nelsinho perdeu a ponta logo na 3ª volta. Com a estratégia da Turner Motorsport, de economizar combustÁvel, somente na metade da prova o brasileiro voltou a disputar a liderança. Reassumindo a ponta, em definitivo na última bandeira amarela, na 33ª volta. Ao final das 50 voltas no circuito misto localizado no Estado do Winsconsin, Piquet recebeu a bandeirada com 2s258 de vantagem sobre Mcdowell.
“Estou sem palavras”, afirmou ele logo ao sair do carro, com a bandeira do Brasil no Victory Lane. “Agradeço o time pelo excelente trabalho. Estava sentindo a vitória bater na trave nas últimas corridas e fico contente que ela tenha vindo logo na minha primeira prova do ano na Nationwide.”
“Foi um dia perfeito”, resumiu o brasileiro. “Ontem estivemos sempre entre os mais rápidos. Hoje a pole veio com uma diferença boa para os outros e as coisas funcionaram bem na corrida. Só seria mais perfeito se meu pai e minha mãe estivessem aqui comigo neste momento”, acrescentou ele.
Questionado sobre as dificuldades da corrida, Nelsinho lembrou que foi cauteloso no inÁcio após perder a ponta. “Procurei fazer a corrida o mais limpo possÁvel, sem tocar em ninguém e respeitando todos os pilotos. Teve um momento em que precisei conservar freios e combustÁvel, para atacar no final.”
Fellows foi o 3º. Os três primeiros terminaram como alinharam no grid.
Max Papis (Chevrolet) foi o 4º, seguido por Sam Hornish Jr. (Dodge) e Jacques Villeneuve (Dodge), que na última volta se envolveu em um toque com Danica Patrick (Chevrolet). Patrick rodou, caindo da 4ª para a 12ª posição.
LÁder do campeonato, Elliot Sadler (Chevrolet) rodou na 39ª volta, terminando em 15º.
Outro brasileiro na prova, o estreante Miguel Paludo (Chevrolet), chegou a liderar prova, pouco antes da metade. Contudo teve problemas, perdendo voltas. Terminou em 29º.
Foram cinco bandeiras amarelas na prova.
Sadler soma 517 pontos, onze a maisdo que Austin Dillon.
A próxima etapa acontece em Kentucky, no dia 29 de junho.Â
Final:
1 Nelson Piquet Jr.Chevrolet 50 voltasÂ
2 Michael McDowell Toyota 50Â
3 Ron Fellows Chevrolet 50Â
4 Max Papis Chevrolet 50Â
5 Sam Hornish Jr. Dodge 50Â
6 Jacques Villeneuve Dodge 50Â
7 Brian Scott Toyota 50Â
8 Kurt Busch Toyota 50Â
9 Cole Whitt Chevrolet 50Â
10 Justin Allgaier Chevrolet 50Â
29 Miguel Paludo Chevrolet 47Â