João Paulo de Oliveira, único brasileiro regular na Super GT, ocupa o sétimo lugar no campeonato.
Prova mais longa do calendário do Campeonato Japonês de Super GT, o Brasil terá neste domingo (24/8) três representantes participando dos 1000 Km de Suzuki. O paulista João Paulo de Oliveira, sétimo no certame, vai continuar com o japonês Seji Ara, seu habitual companheiro com Nissan GT-R, o paulista Fábio Carbone, que vai reforçar a dupla do francês Benoit Treluyer e o japonês Satoshi Motoyama, também com Nissan, e o carioca Roberto Streit, que vai estrear com Toyota SC430 ao lado do sueco Bjorn Wirdheim e o japonês Akira Iida.
Nos treinos livres de sexta-feira (22/4) nos 5.807 metros do seletivo circuito nipÁ´nico, os mais rápidos foram o francês Loic Duval e o japonês Katsuyuki Hiranaka, apenas 14º colocados no campeonato, usando pneu Dunlop em seu Honda NSX, com a marca de 1:55.470, seguidos do irlandês Ralph Firman e o japonês Takuya Izawa, com o mesmo carro, mas equipados com pneus Bridgestone. Fábio Carbone ficou com o nono tempo, João Paulo de Oliveira foi o 11º, a melhor posição de equipe que usa pneus Yokohama, logo seguido de Roberto Streit. LÁderes do principal certame de GT do Oriente, os japoneses Ryo Michigani e Takashi Kogure, com Honda NSX/Bridgestone ficaram apenas no 15º posto.
O experiente João Paulo acredita que poderá melhorar o seu carro para tentar uma melhor posição de largada, que não será fundamental, pois vai prevalecer a estratégia para os pit stops de reabastecimento e troca de pilotos. “O carro não está muito no chão. Precisamos acertar ainda maisâ€, explicou. “Os pneus também não estão funcionando muito aqui, o asfalto é muito abrasivoâ€, falou sobre os Yokohama, que funcionam bem sob altas temperaturas. “Se entrarmos na turma da super pole, estaria muito bomâ€, fala sobre os cinco mais rápidos que brigarão pela posição de honra.
Os mais rápidos nos treinos livres dos 1000 Km de Suzuka foram:
1º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min55s470;
2º) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min55s918;
3º) Sebastien Phillipe (FRA)/Tsugio Matsuda (JAP), Nissan GT-R (B), 1min56s487;
4º) Michael Krumm (ALE)/Masataka Yanagida (JAP)/Dominik Schwager (ALE), Nissan GT-R (B), 1min56s552;
5º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP)/Carlo Van Dam (BEL), Toyota SC430 (B), 1min56s761;
6º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP)/Kosuke Matsuura (JAP), Honda NSX (B), 1min56s783;
7°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1min57s115;
8º) Ronnie Quintarelli (ITA)/Naoki Yokomizo (JAP), Nissan GT-R (B), 1min57s139;
9º) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP)/Fábio Carbone (BRA), Nissan GT-R (B), 1min57s158;
10º) Katsutomo Kaneishi (JAP)/Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 1min57s405;
11º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min57s422;
12º) Bjorn Wirdheim (SUE)/Akira Iida (JAP)/Roberto Streit (BRA), Toyota SC430 (B), 1min57s505;
13º) André Couto (POR)/Toranosuke Takagi (JAP)/Koki Saga (JAP), Toyota SC430 (B), 1min57s600;
14º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP)/Shigekazu Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min57s750;
15º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min57s860.