Mas a disputa provou que a equipe Trana Racing já conseguiu acertar os detalhes do ST2008.
A quinta etapa da Super Turismo, realizada no Autódromo VirgÁlio Távora, no Eusébio começou assim: Mano Rola(Mito/MMaia/Trana/VR), Pedro VirgÁnio Filho(Sky/Construtora Fujita/FG Soluções em Energia), Geraldo Rola(Mito/MMaia/Trana/VR), Vicente de Paiva(Silcar/Hotel Meridional/Integral) e Marcus Rola. Uma seqüência de fazer inveja a qualquer equipe de automobilismo. Com exceção de Pedro VirgÁnio Filho, que é da Próton Racing Team, todos os outros fazem parte da Trana Racing e com certeza a disputa entre os pilotos seria mais emocionante. Mas logo na largada, a primeira surpresa: o carro de Pedrinho apresenta problemas e ele cai da segunda para a quarta posição. Fica fechada assim, a hegemonia da equipe: Mano Rla, Geraldo Rola, Vicente de Paiva e Marcus Rola. Pedrinho até tentou se recuperar, mas o carro não o ajudou e ele abandonou a corrida na oitava volta com problemas na bomba de combustÁvel.
Enquanto isso, lá na ponta, Mano Rola liderava com o filho Geraldinho como escudeiro. Escudeiro? De onde saiu essa idéia? Geraldinho era o mais agressivo competidor de Mano nesse momento da prova. Briga mesmo estava na terceira posição. Vicente de Paiva se equilibrava entre a necessidade de proteger-se de Luizinho Gonzaga, lÁder do campeonato, que vinha na cola em busca da posição, e a necessidade de chegar mais perto para tentar a ultrapassagem.
A posição dos lÁderes não se modificou, isso até a metade da última volta, quando o lÁder Mano Rola bateu em um retardatário. Foi um choque leve e não intencional, mas Mano precisou tirar o pé para evitar sair da pista. Geraldinho, que vinha colado, freou e Vicente Paiva aproveitou e ultrapassou os dois numa manobra espetacular na entrada do miolo e segurou a posição até a linha de chegada.
“Quando eu vi que o Mano ia bater, diminui a velocidade, mas explorei tudo do carro para fazer a ultrapassagem e manter a posição até a bandeirada. Foi emocionanteâ€, comemora Vicente.
“Vi a bandeira azul, que indica retardatários na pista, mas estava em primeiro e achei que não teria problemas. Numa curva encontrei logo com dois e o choque foi inevitável. Foi uma pena, liderei a prova todinha e na última volta, entreguei a corrida para o Vicenteâ€, conta Mano Rola.
Final da corrida, e a prova terminou assim: Vicente de Paiva, Geraldo Rola, Mano Rola, Luizinho Gonzaga, Tuta Sancho, Paulo Holanda, Marcus Rola, MaurÁlio Reis e Roberto Barreira.
Na Light, a corrida estava absolutamente embolada. Somente o piloto Rodrigo Frota, da equipe Mx3 Racing, tinha a posição mais ou menos segura. Os outros pilotos (que de light não tem nada) trocavam de posições a cada volta, demonstrando mais competitividade, garra e apresentando também, maior evolução a cada corrida que terminou dessa forma: Rodrigo Frota, Marcos Donizete, Alan Moreira, Pedro Sidrim, Daniel Busgaib, Fernando Pessoa, Victor Frota, Paulo Albuquerque, Karl Michael e Ryan Moreira.
Depois da Super Turismo, foi a vez da Pick Up Racing entrar na pista e dar um show. Pela quarta vez na temporada, o topo do pódio ficou em poder do paulista Gustavo Sondermann. LÁder geral da competição, o piloto da equipe Gramacho Stédile (Chevrolet) ratificou essa condição ao vencer a quinta etapa da temporada. Ele completou as 29 voltas em 40min25seg893, seguido por Felipe Lapenna (SP), da Full Time Competições (Chevrolet), com 40min28seg447. AluÁzio Coelho, da Maino Racing (Mitsubishi), 40min36seg430, completou o pódio na terceira colocação.
Foi um dia espetacular, como já esperávamos, cheio de velocidade e muita emoção, comemorado pela Super Turismo e pela Pick Up Racing.
“A Super Turismo é uma categoria de baixo custo e competitiva. Esse é o caminho, uma mecânica simples, barata de automóvel de rua, mas um carro genuÁnamente de competição, que garante competitividade aliado ao baixo custo. Ainda temos um longo caminho a trilhar com essa equipe”, afirma o diretor-presidente da Vicar(organizadora da Pick Up Racing e da Stock Car), Carlos Col.
“Fizemos um pouco desse espetáculo. A Super Turismo só tem a crescer com essas parcerias, e já estamos negociando para fazer a pré-liminar da Stock em 2009â€, afirma o presidente da Associação de Pilotos de Turismo do Ceará, ÁŠnio Santos.
A Super Turismo volta Á pista no dia 28 de setembro, com a sexta e a sétima etapas no Autódromo VirgÁlio Távora, no Eusébio.
Confira o resultado da 5ª etapa:
Categoria Profissional:
1) Vicente de Paiva – 20 pontos
2) Geraldo Rola – 16 pontos
3) Mano Rola – 14 pontos
4) Luizinho Gonzaga – 10 pontos
5) Tuta Sancho – 8 pontos
6) Paulo Holanda – 7 pontos
7) Marcus Rola – 4 pontos
8) MaurÁlio Ries – 3 pontos
9) Roberto Barreira – 2 ponto
10) Adriano Rabelo – 1 ponto
Categoria Light:
1) Rodrigo Frota – 20 pontos
2) Marcos Donizete – 16 pontos
3) Alan Moreira – 13 pontos
4) Pedro Sidrim – 10 pontos
5) Daniel Busgaib – 8 pontos
6) Fernando Pessoa – 6 pontos
7) Victor Frota – 4 pontos
8) Paulo Albuquerque – 3 pontos
9) Karl Michael – 2 pontos
10) Ryan Moreira – 1 ponto
Veja agora como fica a classificação geral:
Categoria Profissional:
1) Luizinho Gonzaga – 67 pontos
2) Marcos Rola – 61pontos
3) Vicente de Paiva – 38 pontos
4) Tuta Sancho – 37 pontos
5) Ramiro Milfont – 36 pontos
6) Paulo Holanda – 36 pontos
7) Geraldo Rola – 32 pontos
8) Mano Rola – 31 pontos
9) André Pontes – 27 pontos
10) Edinardo Filho – 11 pontos
11) Leo Santos – 10 pontos
12) Enio Santos – 8 pontos
13) MaurÁlio Reis – 6 pontos
14) Roberto Brreira – 6 pontos
15) Alcides Moreira – 6 pontos
16) Raul Fontenele – 5 pontos
17) Pedro VirgÁnio – 5 pontos
18) Cleber Brasileiro – 4 pontos
Categoria Light:
1) Rodrigo Frota – 80 pontos
2) Marcos Donizete – 54 pontos
3) Pedro Sidrim – 49 pontos
4) Fernando Pessoa – 42 pontos
5) Victor Frota – 33 pontos
6) Julian Martin – 32 pontos
7) Marcos Nunes – 24 pontos
8) Karl Michael – 18 pontos
9) Daniel Busgaib – 16 pontos
10) Paulo César – 14 pontos
11) Alan Moreira – 13 pontos
12) Paulo Albuquerque – 11 pontos