Terceiro na primeira etapa é o melhor resultado do brasileiro Augusto Farfus.
A SEAT desbancou o favoritismo da BMW e conquistou a vitória nas duas provas que abriram a temporada-2008 do WTCC – Campeonato Mundial de Turismo neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba. Nem mesmo o calor de 28 graus, que na teoria deveria favorecer os motores aspirados da fábrica alemã, foi capaz de reduzir a força dos turbodiesel espanhóis. O francês Yvan Muller ganhou a primeira bateria, enquanto o italiano Gabriele Tarquini, que completava 46 anos, venceu a segunda. Esperança da torcida brasileira, o paranaense Augusto Farfus fez um 3º e um 6º lugares.
O excelente público – 43 mil pessoas passaram pelo autódromo no fim de semana e contribuÁram com 52 toneladas de alimentos que serão destinados a entidades carentes pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba – assistiu a duas provas movimentadas e marcadas por toques e acidentes sem maiores conseqüências. Na primeira, os SEAT Leon TDI garantiram a dobradinha com Yvan Muller e o sueco Rickard Rydell, deixando Á BMW 320si o consolo do último degrau do pódio. A prova de fundo foi dominada por Tarquini, 6º na primeira bateria e terceiro no grid revertido da segunda.
“Eu não esperava manter a posição pela corrida toda por causa da temperatura altaâ€, afirmou Muller, que partira da pole position ao lado de Rydell. “Os tempos de volta da BMW mostraram que eles estavam muito rápidos, o que me obrigou a andar no limite desde o inÁcio. Não foi fácil, porque o menor erro poderia colocar tudo a perderâ€, explicou o francês, que conseguiu o objetivo de pontuar na segunda corrida – terminou em 5º – e deixar a cidade na liderança do campeonato.
O veterano Tarquini não escondia a felicidade com a vitória. “Estou muito velho. Nem lembro qual é a minha idadeâ€, divertiu-se, respondendo a uma pergunta na entrevista com os jornalistas depois do pódio. “Foi o melhor presente que eu poderia me dar. Atrás de mim tinham muitos pilotos colocando pressão, mas os ajustes que fizemos no acerto para a segunda prova deram certo. Larguei bem, aproveitando a força do turbodiesel, e consegui tomar Á ponta apesar de o asfalto não estar com a aderência ideal. Depois, procurei não cometer erros. Tanto que o Andy (Priaulx) não teve qualquer chance de ultrapassarâ€, observou.
Dono de um currÁculo que inclui 37 corridas na Fórmula 1 no fim da década de 80 sobre cadeiras elétricas como Osella, Coloni, AGS e Fondmetal, Tarquini não consegue se ver longe das pistas. “Muita gente me pergunta quando vou parar. Nem penso nisso, porque ainda me sinto fisicamente bem e motivado para continuar fazendo o que gostoâ€, avisou Tarquini, que alcançou a quinta vitória no WTCC desde a estréia da categoria em 2005. Ele reconheceu que a BMW merecia mesmo a maioria das apostas, uma vez que dominara sem grandes dificuldades a etapa brasileira no ano passado. “Visto por esse lado, os resultados de hoje foram surpreendentes. Mas o motor turbodiesel melhorou muito e se dá muito bem em retas longas como esta daqui. Em outras pistas com essas caracterÁsticas, como Monza e Macau, a tendência deverá ser a mesmaâ€, avisou.
Os resultados em Curitiba
1ª etapa:
1 – Yvan Muller (França), SEAT León TDI, 16 voltas em 23min47s024
2 – Rickard Rydell (Suécia), SEAT León TDI, a 0s763
3 – Augusto Farfus (Brasil), BMW 320si, a 1s234
4 – JÁ¶rg Müller (Alemanha), BMW 320si, a 1s512
5 – Andy Priaulx (Inglaterra), BMW 320si, a 6s747
6 – Gabriele Tarquini (Itália), SEAT León TDI, a 8s247
7 – Félix Porteiro (Espanha), BMW 320si, a 15s564
8 – Tom Coronel (Holanda), SEAT León, a 16s334
9 – Pierre-Yves Corthals (Bélgica), SEAT León, a 18s035
10 – Olivier Tielemans (Holanda), BMW 320si, a 22s871
2ª etapa
1 – Gabriele Tarquini (Itália), SEAT León, 14 voltas em 20mn06s577
2 – Andy Priaulx (Inglaterra), BMW 320si, a 0s327
3 – Félix Porteiro (Espanha), BMW 320si, a 1s202
4 – JÁ¶rg Müller (Alemanha), BMW 320si, a 1s745
5 – Yvan Muller (França), SEAT Leon TDI, a 5s045
6 – Augusto Farfus (Brasil), BMW 320si, a 5s360
7 – Rickard Rydell (Suécia), SEAT Leon TDI, a 6s306
8 – Jordi Gené (Espanha), SEAT León TDI, a 7s637
9 – Tom Coronel (Holanda), SEAT Leon, a 13s536
10 – Alain Menu (SuÁça), Chevrolet Lacetti, a 17s262
A classificação do campeonato:
1, Yvan Muller, 14 pontos;
2, Gabriele Tarquini, 13;
3, Andy Priaulx, 12;
4, Jorg Muller e Rickard Rydell, 10;
6, Augusto Farfus, 9;
7, Felix Porteiro, 8;
8, Jordi Gené e Tom Coronel, 1.
Próximas etapas: 6 de abril, em Puebla (México).