Brasileiro de Marcas e Pilotos: Romanini vence em Pinhais e Sermann amplia liderança

Pilotos paranaenses dominaram as três primeiras posições do pódio.

O piloto paranaense Marco Romanini, com Volkswagen Gol da Stumpf Preparações, foi o vencedor da oitava e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, realizada neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba, municÁ­pio paranaense de Pinhais. Depois de largar na pole position, liderou praticamente todas as 23 voltas e ratificou a sua condição de maior vencedor da temporada até aqui, agora com três conquistas.

LÁ­der do campeonato e 2º no grid de largada, Geraldo Sermann (VW Gol/Cazuni Racing Sport) foi o grande opositor Á  vitória de Romanini, inclusive chegando a assumir a dianteira da corrida em alguns momentos. Mas os ataques não foram suficientes para tirar a liderança do piloto de Cascavel, que completou a prova em 41m15s689, com vantagem de 0s547 para Sermann. Coube a Romanini, ainda, a melhor volta (1m36s415) e a liderança na interceptação regulamentar do Safety Car por ocasião de um terço das voltas. Nessa fase, ele foi seguido por Sermann, Guto Passos (VW Gol/Cesinha Competições), Rafael Iserhard (VW Gol/Arias Competições), Fábio Ebrahim (VW Gol/Martins Motorsport) e Algacir Sermann Filho (VW Gol/Cazuni Racing Sport).

O pódio totalmente paranaense em suas três primeiras posições foi formado por Fábio Ebrahim, campeão do ano passado e que largou em 13º e último lugar por força do estouro do motor antes mesmo de iniciar a primeira volta na classificação de sábado. Mesmo assim, cruzou a linha de chegada em 3º  lugar. Iserhard e Passos completaram o pódio nas posições quatro e cinco, nessa ordem.

Dos 13 pilotos que largaram, três não completaram. O primeiro a abandonar foi José Idilberto Cazuni, o Beto Cazuni, que com o VW Gol da equipe que leva o seu nome não chegou a completar a primeira volta em razão de uma saÁ­da de pista. Algacir Sermann Filho, da mesma equipe, abandonou na 16ª volta. Duas passagens depois foi a vez de Mário Yokota (VW Gol/Arias Motorsport) deixar a corrida.

Liderança ampliada

Geraldo Sermann chegou Á  prova de Pinhais com sete pontos de vantagem em relação ao vice-lÁ­der Wagner Ebrahim e o resultado deste domingo fez com que seu avanço passasse a ser de 13 pontos. Faltando ainda a etapa de São Paulo, em 2 de dezembro, além dos dois ponteiros, o campeão brasileiro Rafael Iserhard (2005), somando agora 110 pontos, também está no páreo. Ou seja, enquanto Sermann busca o seu primeiro tÁ­tulo no Brasileiro de Marcas e Pilotos, Ebrahim e Iserhard focam seus esforços em direção ao bicampeonato.

Esse quadro, porém, poderá sofrer alteração. Após o término da prova, a equipe de Wagner Ebrahim formalizou um protesto técnico contra o carro de Geraldo Sermann, o que tornava o resultado sub-júdice até o fechamento desta matéria.










































































































































P Piloto UF Marca Modelo Equipe Tempo
1 88 Marco Romanini PR Volkswagen Gol Stumpf Preparações 41m15s689
2 20 Geraldo Sermann PR Volkswagen Gol Cazuni Racing Sport a 0s547
3 33 Fabio Ebrahim PR Volkswagen Gol Martins Motorsport a 16s068 
4 3 Rafael Iserhard RS Volkswagen Gol Arias Motorsport a 18s176
5 95 Guto Passos PR Volkswagen Gol Cesinha Competições a 29s658
6 98 Marcelo Camacho Nogueira SP Volkswagen Gol Phoenix Competições a 43s475
7 11 Gilberto Borges Filho PR Volkswagen Gol   a 55s247 
8 7 James Ramos SC Volkswagen Gol   a 58s684
9 29 Guilherme Haddad SP Volkswagen Gol Phoenix Competições a 1m3s576
10 48 Rodrigo Druszcz PR Volkswagen Gol   a 1m33s405
11 5 Mário Yokota SP Volkswagen Gol Arias Motorsport a 5 voltas
12 10 Algacir Sermann Filho PR Volkswagen Gol Cazuni Racing Sport a 7 voltas
13 30 José Idilberto Cazuni PR Volkswagen Gol Cazuni Racing Sport a 23 voltas