O espanhol Joaquim Folch, num Brabham BT49D da Kumschick Historic Racing, venceu as duas provas disputadas em Donington Park no último final de semana, válidas pela 3º e 4º etapas da temporada. Folch venceu três das quatro etapas do ano. Mas o lÁder do campeonato é o inglês Steve Hartley, num Arrows A6 da Mirage Motorsport.
As corridas fizeram parte do GP Live, evento realizado anualmente em Doningon Park, na Inglaterra. O inglês Peter Sowerby, num Williams FW07C/14 da Colin Bennett Racing com o tempo de 1m03s338, seguido pelo norte-americano Dean Lazante, num McLaren MP4-1C/7 da Lanzante. Porém no treino Lazante sofreu um acidente, batendo seu carro na barreira de pneus, sendo levado ao Cento Médico do autódromo. O japonês Katsu Kubota num Lotus 88B da Japan Classic Team Lotus em 3º, seguido pelo suiço Hubertus Balhsen, num Arrrows A4/3 da Kohler Garage. Hartley e Folch completaram os seis primeiros. O brasileiro Abba Kogan, num Williams FW06/2 da Zul Racing marcou o 18º tempo.
O treino valeu como grid para as duas etapas da programação. Lazante acabou vetado pelos médicos ficando de fora das provas.
A 5º etapa, no sábado (19/05), definida como Sprint Race, teve Balhsen largando muito bem e assumindo a ponta da prova, seguido por Folch, que também largou muito bem e Sowerby, que caiu para 3º. Folch começou a pressionar Balhsen, até conseguiu a ultrapassagem.
Sowerby foi para cima de Balhsen com os dois ficando roda a roda e o suÁço mantendo a posição. Uma leve chuva começou a cair com Sowerby perdendo rendimento e caindo várias posições, terminando em 8º.
Folch venceu depois de 11 voltas, com 6s284 de vantagem para Bahlsen. Hartley completou o pódio. Kogan chegou em 14º.
A Feature Race, no domingo (20/05), começou com Sowerby fazendo novamente uma largada ruim, perdendo duas posições para Kubota e Bahlsen. Sowerby e Folch disputaram a 3º posição, se tocando com o Williams quebrando a suspensão, indo para os boxes com Sowerby abandonado. Na seqüência Folch foi para cima de Bahlsen. Aconteceu um toque entre os carros, com ambos rodando, com o suÁço indo para a esquerda e o espanhol para a direita. Na confusão John Wilson, sem ter para onde ir, bateu em Bahlsen, que depois também foi acertado por Dave Abbot.
A bandeira vermelha foi acionada, com Folch dando a sorte de ter mantido o motor funcionando quando foi para a grama, colocando seu carro no grid. A corrida teve a redução de duas voltas, passando para 21. Kubota era o lÁder da prova, seguido por Folch. Na largada o japonês manteve a ponta, com Folch pressionado até conseguir a ultrapassagem na 8º volta. Duas voltas depois o motor do Lotus 88B de Kubota deu problemas, com britânico Richard Eyre, num Williams FW08/3 da RJM Motorsport, assumindo a 2º posição.
Folch fechou o final de semana perfeito vencendo com 10s262 de vantagem para Eyre. O norte-americano Aaron Hsu, num McLaren MP4-1C/7 da Lanzante, fez uma excelente corrida, conquistando o 3º lugar. Hartley foi o 4º e Kogan terminou na 10º posição.
Hartley lidera o campeonato com 36 pontos, com Folch e Mauro Pane, que foi 6º e 7º nas etapas, empatados na vice-liderança com 33 pontos. Kogan tem 22, empatado com Rodrigo Gallego e John Delane, na 3º posição.
A sexta etapa acontece em Nurburgring, na Alemanha, no dia 17 de Junho.
Final, 3º etapa:
1 J. Folch ESP Brabham BT49D Kumschick Historic Racing 12’22.399 11 voltas
2 H. Bahlsen SUI Arrows A4/3 Kohler Garage + 6.284
3 S. Hartley GBR Arrows A6 Mirage Motorsport + 8.486
4 J. Wilson GBR Tyrrell 011 Victoria Garage + 17.547
5 R. Eyre GBR Williams FW06/3 RJM Motorsport + 18.369
6 M. Pane ITA Tyrrell P34 F1 Storiche + 20.037
7 D. Collins GBR Lotus 91/10 Classic Team Lotus + 33.929
8 P. Sowerby GBR Williams FW07C/14 Colin Bennett Racing + 34.459
9 D. Abbott GBR Ensign N180 Mirage Engineering + 34.521
10 N. Bindels LUX Lotus 87B/3 Martin Stretton Racing + 39.082
11 R. Gallego POR Minardi F1-185 MEC Auto + 42.642
12 S. Allen GBR Fittipaldi F5A Paul Quinn Racing + 50.687
13 P. Wuensch ALE Wolf WR 1/2 Hall & Hall + 55.183
14 A. Kogan BRA Williams FW06/2 Zul Racing + 1:03.746
15 J. Delane GBR Tyrrell 001 Hall & Hall + 1 volta
16 T. Sayles GBR Osella FA1 C/D Johns Racing Team + 1volta
17 P. D’Aubreby FRA Tyrrell 012/6 Ecurie Griffiths + 1 volta
18 A. Bahlsen ALE Tyrrell 008 Kohler Garage + 2 voltas
19 K. Kubota Lotus 88B Japan Classic Team Lotus + 3 voltas
Não Classificados:
A. Hsu EUA McLaren MP4-1C/7 Lanzante + 10 voltas
Volta mais rápida:
J. Folch Brabham BT49D 1:03.722 110.58 mph
Final, 4º etapa:
1 J. Folch ESP Brabham BT49D Kumschick Historic Racing 22’40.249 21 voltas
2 R. Eyre GBR Williams FW08/3 RJM Motorsport + 10.262
3 A. Hsu EUA McLaren MP4-1C/7 Lanzante + 10.662
4 S. Hartley GBR Arrrows A6 Mirage Engineering + 18.962
5 D. Collins GBR Lotus 91/10 Clasic Team Lotus + 39.104
6 N. Bindels LUX Lotus 87B/3 Martin Stretton Racing + 39.295
7 M. Pane ITA Tyrrell 87B/3 F1 Storiche + 46.289
8 D. Abbott GBR Ensign N180 Mirage Engineering + 48.271
9 R. Gallego POR Minardi F1-185 MEC Auto + 56.487
10 A. Kogan BRA Williams FW06/2 Zul Racing + 58.193
11 P. Wuensch ALE Wolf WR1/2 Hall & Hall + 1 volta
12 P. D’Aubreby FRA Tyrrell 012-6 Ecurie Griffiths + 1 volta
13 A. Bahlsen SUI Tyrrell 008 Kohler Garage + 2 voltas
14 J. Delane EUA Tyrrell 001 Hall & Hall + 2 voltas
15 T. Sayles GBR Osella FA1 C/D Johns Racing Team + 2 voltas
16 K. Kubota JAP Lotus 88B Classic Team Lotus + 11 voltas
Não Classificado:
S. Allen Fittipaldi F5A GBR Paul Quinn Racing + 16 voltas
Volta mais rápida:
R. Eyre Williams FW08/ 3 1:03.684 110.65mph
Campeonato:
1 36 Hartley, Steve
2= 33 Folch, Joaquin
– 33 Pane, Mauro
4= 22 Kogan, Abba
– 22 Gallego, Rodrigo
– 22 Delane, John
7= 14 Sayles, Terry
– 14 Weunsch, Peter
9 13 Eyre, Richard
10= 10 Bahlsen, Andrea
– 10 Hsu, Aaron
12= 9 Glasel, Christian
– 9 Kubota, Katsuaki
14= 8 Sowerby, Peter
– 8 Collins, Dan
– 8 Bahlsen, Hubertus
17 7 Bindels, Nico
18= 6 Dunn, Peter
– 6 Allen, Steve
– 6 D’Aubreby, Patrick
21= 4 Smith, Tony
– 4 Wilson, John
23= 3 Burani, Andrea
– 3 Abbott, David
25 1 Burani, Walter
26= 0 Merizzi, Gianfranco
– 0 Ratti, Pietro