O alemão Christian Glasel, num Brabham BT49 D/18 da Kumschick Historic Racing, venceu no domingo (29/04) o GP da Alemanha, em Hockenheim, 2º etapa do FIA Historic Formula One Championship. Em 2º chegou o inglês Peter Sowerby, num Williams FW07c/14 da Kumschick Historic Racing, com o espanhol Joachim Folch, num Brabham BT 49c/10, fechando o pódio.
A prova fez parte do Jim Clark Revival, com Glasel conquistando a pole-position, com Sowerby fechando a primeira fila. Folch e Richard Eyre formaram a segunda fila. Os tempos do treino foram mais rápidos dos que os dos modernos DTM, que correram uma semana antes, isso com carros de 25 anos atrás. Uma confusão de identidades no sábado por parte do diretor da prova, John Felix, o levou a um equÁvoco, logo contornado. Sowerby perdeu o briefing, com o diretor Felix dizendo aos comissários da FIA que havia avisado ao piloto da Williams sobre o horário da reunião, momentos antes, durante o café. Sowerby acabou multado em 200 Euros. Porém Felix havia conversado com Glasel, e acabou confundindo os dois. Rapidamente o dirigente admitiu o erro, mas a multa foi mantida.
Vários carros depois da classificação tiveram peças substituÁdas, como o Williams FW06 do brasileiro Abba Kogan, que teve o cabo de direção substituÁdo. Todos os 22 carros alinharam para a corrida no domingo.
Na prova Glaser venceu com 3s666 de vantagem para Sowerby. Folch fechou o pódio mais de trinta segundos depois do vencedor.
O atual campeão Steve Hartley, num Arrows A6 da Mirage Engineering, rodou durante a prova chegando em 6º. Kogan foi o 11º colocado, com o italiano Piero Ratti, que usa um Copersucar F5A/2 da F1 Storiche, na 13º posição.
Hartley assumiu a liderança do campeonato, com 20 pontos, contra 14 de Folch. Kogan é o 3º, com 13.
As etapas 3 e 4 do campeonato acontecem nos dias 19 e 20 de maio, no GP Live Event, em Donington, na Inglaterra.
Final:
1 C. Glasel Alemanha Kumschick Historic Racing Brabham BT49D/18 C 16 voltas em 25’50.805 a 169.887 16
2 P. Sowerby Inglaterra Colin Bennett Racing Williams FW07C/14 C + 3.666
3 J. Folch Espanha Kumschick Historic Racing Brabham BT49C/10 C + 30.552
4 R. Eyre Inglaterra RJM Motorsport Williams FW08/3 C + 33.197
5 K. Katsuaki Japão Classic Team Lotus Lotus 88B C + 39.011
6 S. Hartley Inglaterra Mirage Engineering Arrows A6 D + 41.833
7 D. Collins Inglaterra Classic Team Lotus Lotus 91/10 C + 1’01.931
8 M. Pane Itália F1 Storiche Tyrrell P34 B + 1’30.627
9 R Gallego Portugal MEC Auto Minardi F1-185 D + 1 volta
10 P. Dunn Inglaterra Foxcraft Racing March 761/4 B + 1 volta
11 A. Kogan Brasil Zul Racing Williams FW06/2 B + 1 volta
12 N. Bindels Luxenburgo Martin Stretton Racing Lotus 87B/3 C + 1volta
13 P. Ratti Itália F1 Storiche Copersucar F5A/2 C + 1 volta
14 J. Delane EUA Hall and Hall Tyrrell 001 A + 2 voltas
15 T. Smith Inglaterra GF Racing McLaren M14-A2 A + 2 voltas
16 A, Bahlsen Alemanha Kohler Garage Tyrrell 008 B + 2 voltas
17 P. Wuensch Alemanha Hall and Hall Wolf WR1/2 B + 3 voltas
18 G Merizzi Itália F1 Storiche McLaren M29/1 C + 8 voltas
19 T. Sayles Inglaterra Johns Racing Team Osella M29/1 D + 8 voltas
Não classificados:
D. Abbott Inglaterra Mirage Engineering Ensign N180 C + 12 voltas
H. Bahlsen Suiça Kohler Garage Arrows A4/3 C + 13 voltas
P. D’Aubreby França Ecurie Griffiths Tyrrell 012-6 D + 15 voltas
Volta mais rápida:
P. Sowerby Williams FW07C/14 172.444 Lap 13
Campeonato:
1 Steve Hartley 20
2 Joaquin Folch 14
3 Abba Kogan 13
3 Mauro Pane 13
5 Rodrigo Gallego 12
5 John Delane 12
7 Christian Glasel 9
8 Katsuaki Kubota 8
8 Terry Sayles Great Britain 8
10 Andrea Bahlsen 7
10 Peter Sowerby 7
12 Peter Wuensch 6
12 Peter Dunn 6
14 Nico Bindels 4
14 Dan Collins 4
14 Tony Smith 4
17 Richard Eyre 3
17 Andrea Burani 3
19 Hubertus Bahlsen 2
20 David Abbott 1
20 Walter Burani 1
Gianfranco Merizzi 0
Patrick D’Aubreby 0
Pietro Ratti 0