Equipes assumem nova missão no ajuste dos carros para nova condição de disputa, que representa novidade para maioria dos pilotos da categoria.
A segunda etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos terá mais uma novidade para os pilotos. Pela primeira vez na história da categoria, o traçado utilizado para uma corrida será o alternativo, criado na metade da década passada com a implantação de uma chicane no Autódromo Internacional de Cascavel. Com a adoção do dito traçado dois, pilotos e equipes terão seu trabalho diversificado na preparação para a corrida do dia 6 de maio.
O objetivo da Project Race, empresa promotora da competição, é trazer Á temporada uma diversificação técnica e desportiva. “Todas as nossas provas são realizadas no mesmo autódromo. Com o uso da chicane, é como se fizéssemos a corrida em uma outra pistaâ€, define Heverson Bastos, diretor da empresa. “Temos no nosso grid um grande número de pilotos que nunca passaram pela chicane. Vai ser uma experiência interessante para todosâ€, diz.
A chicane em questão foi construÁda pelo Automóvel Clube de Cascavel em 1997, por recomendação dos organizadores do Sul-Americano de Fórmula 3, para diminuir a velocidade dos carros na curva do Bacião. A variante é contornada em duas curvas, no caso do Regional, redução de quarta para terceira marcha. O Bacião, curva seguinte, passa a exigir ter velocidades de cerca de 120 km/h, sem a necessidade de frenagem para contorno.
A mudança de traçado frisa a importância dos testes coletivos que serão promovidos nos dias 28 e 29 deste mês. “O acerto dos carros muda totalmente. Normalmente, as equipes acertam o chão do carro priorizando a alta velocidade do Bacião. Agora, terão de planejar equilÁbrio para o contorno da chicane. Como o novo traçado exige frenagem forte, as ultrapassagens também vão aumentar e as disputas vão ficar mais interessantes para o públicoâ€, diz Bastos.