Um diversificado evento automobilÁstico comemorará o aniversário de São Paulo será realizado no Autódromo de Interlagos entre os dias 25 e 28 de janeiro. Em quatro dias, entre várias outras atrações, o público verá carros que participaram das corridas de rua dos anos 1930 e das provas disputadas a partir de 1940, na inauguração de nosso principal palco: Interlagos.
Os anos 1930 podem ser classificados como uma das épocas mais românticas do nosso automobilismo de competição no Brasil. Não existia Interlagos e as corridas eram feitas nas ruas da cidade. Uma das “pistas†mais famosas era o Circuito dos Jardins, na capital paulista, que era formado pela Rua Brigadeiro Luiz Antonio, Avenida Brasil, Avenida Paulista e Pacaembu. Os carros que disputavam essas corridas ― Ferrari, Maserati, Alfa Romeo e Bugatti ― eram trazidos pelos Barões do Café e por alguns pilotos de renome mundial como Carlo Pintacuda. Até as mulheres já corriam. Em 1936 Helle-Nice causou um sério acidente, no qual vários espectadores foram envolvidos. Este é um dos capÁtulos que será retratado no Clássicos de Competição, evento comemorativo dos 453 anos da cidade de São Paulo. Verdadeiro parque temático e histórico do automóvel na capital paulista e no Brasil, o evento acontecerá de 25 a 28 de janeiro, em Interlagos.
O romantismo dos anos 30 e suas corridas de rua foi seguido dos primeiros passos rumo a um esporte mais seguro e com as caracterÁsticas de show-business que ele detém atualmente. O primeiro passo nessa direção, no ano de 1940, foi a inauguração de um novo palco para o esporte. O Autódromo de Interlagos foi um projeto de Louis Sanson que recebeu esse nome por causa da sua proximidade com a represa de Guarapiranga e de vários outros lagos existentes na região. O projeto original já previa dois circuitos: um externo, com aproximadamente três mil e quinhentos metros de extensão e um completo, que se aproximava dos oito mil metros.
O evento inaugural ocorrido no novo autódromo foi o 1º Grande Prêmio Cidade de São Paulo, que foi disputado em 12 de maio de 1940. Com carros da categoria Grand Prix, participaram da corrida nomes como o argentino Domingo Ochoteco e o português Vasco Saneiro, que se uniram aos locais Chico Landi, Geraldo Avelar, os irmãos Benedito e Domingos Lopes e muitos outros. Eram 47 inscritos, dos quais 17 foram desclassificados por não conseguir percorrer toda a extensão do circuito no tempo mÁnimo de 5min30seg.
Outro fato marcante da época foi a proibição das corridas por causa da Segunda Guerra Mundial. Não se podia usar gasolina, insumo importante no esforço de guerra. Foi no decorrer dessa década que se desenvolveu o gasogênio para utilização nas competições. Uma grande parte do mérito desse trabalho é de Nicola Losacco, avÁ´ do bicampeão de Stock Car Giuliano Losacco. A 1ª Prova Interventor Fernando Costa ficou conhecida como a “Prova do Gasogênio†e foi disputada em duas baterias. A primeira delas foi vencida pelo português Vasco Saneiro e a segunda, pelo nosso Chico Landi.
A história do nosso automobilismo no “Clássicos de Competiçãoâ€
Grande parte dessa bela história estará disponÁvel nas exposições programadas pelo Clássicos de Competição a partir do dia 25. O autódromo José Carlos Pace, Interlagos, vai receber modelos que marcaram época nas nossas pistas desde a década de 30 até o final dos anos 90. Alfa Romeo 1750 6 C, Riley Treen, Allard Model J 2, poderão ser analisados pelo público a um passo de distância. Mas também estarão presentes modelos mais recentes que fizeram a fama de Emerson e Wilson Fittipaldi ― os Fitti I e IV ―, além de Stock Car de gerações mais antigas e o Puma Rallye, que conduzido pela dupla Jan Balder e o navegador Maslowski, venceu o Rally Integração Nacional. A lista completa dos carros expostos é extensa e abrange todas as épocas importantes para o esporte no Brasil.
Mas o Clássicos de Competição vai muito além da nossa história nas pistas de corrida. Em uma área Á parte colecionadores e clubes terão a oportunidade de expor as suas raridades. Os adeptos do autorama poderão demonstrar suas habilidades em duas pistas de configuração profissional, em disputas que serão narradas por um locutor profissional.
Ao lado da praça de alimentação 40 modelos de Hot Rods ― os precursores do nosso Tuning, porém desenvolvidos a partir de carros mais antigos ― farão a alegria dos aficionados por carros extremamente diferentes e potentes. Enfim, existirão inúmeras atividades e atrações, que vão desde a exposição de carros de corridas e carros antigos restaurados, a filmes e corridas. Os pontos de destaque do Clássicos de Competição serão o “Túnel do Tempo†― mostra de carros clássicos entre os anos 30 e 90 ― e a corrida de Super Classic, onde bólidos divididos por época medirão forças. Dentro do evento também estão previstas várias palestras, que serão ministradas por pilotos e especialistas no assunto automóvel. O visitante poderá participar com seu próprio carro de uma prova de regularidade dentro do autódromo, basta inscrever-se no site www.classicosdecompeticao.com.br.