Outras: A primeira corrida de automóveis do Brasil

Palco da primeira corrida do PaÁ­s, a cidade de São Paulo foi pioneira com as fábricas de automóveis. O primeiro carro a desembarcar no PaÁ­s foi trazido por Santos Dumont, quando o “Pai da Aviação” tinha apenas 18 anos de idade. Seu fascÁ­nio pelas máquinas começou em terra, com os automóveis.

 


No dia 26 de julho de 1908, o paulista Sylvio Penteado cruzou a linha de chegada a bordo de um modelo Fiat de 40 cavalos de potência. Saudado por uma multidão de repórteres nacionais e estrangeiros – e por um grande e curioso público -, Penteado completou o percurso de 70 quilÁ´metros do “Circuito de Itapecerica” ao chegar no Parque Antártica com a então espetacular média de 50 km/h. Estava encerrada a primeira corrida do Brasil, mas começava ali uma paixão que encantaria gerações no século que se seguia.


Quase 100 anos depois e os moradores de São Paulo verão pela primeira vez um evento que mostrará como, desde aquela corrida inicial, o paulistano viu mudar a tecnologia, o formato e cada detalhe da máquina que mais contribuiu para as alterações urbanas em sua cidade: o automóvel. O evento “Clássicos de Competição” acontecerá entre 25 e 28 de janeiro, no circuito de Interlagos, como parte das comemorações pelos 453 anos de existência da capital paulista. Entre exposições, filmes e outras atrações, o visitante poderá entender um pouco da paixão que se tornou parte da cultura do brasileiro e que faz com que hoje exista praticamente um carro para cada dois habitantes da cidade mais populosa do PaÁ­s.


O primeiro foi um Peugeot


Segundo informa o site do Governo do Estado de São Paulo, “foi em novembro de 1891 que o primeiro carro motorizado chegou em solo brasileiro”. O automóvel foi desembarcado do navio Portugal na cidade de Santos. Era um exemplar de um Peugeot, comprado por 1.200 francos por um rapaz de dezoito anos chamado Alberto Santos Dumont – o futuro Pai da Aviação.


Era o primeiro passo para que o automóvel se transformasse em uma grande mola propulsora da economia brasileira. Se em 1891 existia somente um automóvel no Brasil, em 1904, 84 carros já eram registrados na Inspetoria de VeÁ­culos. Em 1919, a Ford instalou-se no Brasil. A primeira linha de montagem e o escritório foram inaugurados na Rua Florêncio de Abreu, centro da cidade de São Paulo. Em 1925, foi a vez da General Motors do Brasil abrir sua fábrica no bairro paulistano do Ipiranga. Meses depois já circulava o primeiro Chevrolet.


Realizada a cada dez anos desde 1967, a pesquisa Origem-Destino abrange a área mais fortemente urbanizada da Região Metropolitana de São Paulo. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), o estudo identificou que os paulistanos realizam nada menos do que dez milhões de viagens de transporte motorizado individual diariamente – a mesma quantidade das viagens feitas a pé. O carro é mesmo um companheiro inseparável dos moradores da capital brasileira do automóvel.