No dia em que pilotou pela primeira vez o carro da Charouz Racing Team, piloto brasileiro foi o mais rápido da equipe e ficou a apenas 0s161 da pole position para a corrida deste domingo, no Autódromo do Estoril
Vice-lÁder e recordista absoluto nas estatÁsticas da temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana, o brasileiro Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica) precisou de apenas dois treinos classificatórios para mostrar talento na F-3000 Masters, campeonato europeu da categoria que, até a criação da GP2, era considerado a porta de entrada para a Fórmula 1. Nesta sexta-feira, ele teve seu primeiro contato com o Lola de 450 hp da Charouz Racing Team nos treinos livres e de classificação para a última rodada dupla da temporada, e foi o mais rápido entre os pilotos que competem pela equipe.
De quebra, ainda conquistou vaga na primeira fila para a prova de domingo no Autódromo do Estoril, em Portugal, e vai sair em terceiro na corrida que abre a programação deste sábado – devido ao cancelamento da etapa prevista para o inÁcio do mês na Espanha, haverá uma rodada dupla e quatro corridas neste fim de semana em Portugal. Mesmo sem conhecer o circuito, Razia ficou a apenas 0s161 do tempo da pole posision obtida por Luca Persiani para a prova de domingo, e chegou a se surpreender com a rápida adaptação ao potente monoposto da categoria.
“Foi muito bom ter começado com o pé direitoâ€, declarou o piloto. “Fiquei até um pouco surpreso com o resultado porque este é um carro que exige um pouco de experiência do piloto. Vim para a Europa ainda neste fim de temporada com o único objetivo de aprender, mas agora acho que dá para sonhar com pelo menos um pódio no fim de semana. Também gostei bastante do traçado do Estoril e acredito que tenho condições de fazer boas corridas nesta minha estréia na F-3000â€, declaro Razia.
Vice-lÁder do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 deste ano, Razia tem apenas três pontos de desvantagem para o lÁder, Mario Moares, mas lidera todas as estatÁsticas da temporada. Em 11 provas, conquistou 6 vitórias, 5 pole positions e 7 melhores voltas. Os grids de largada completos para as primeiras corridas deste sábado e domingo da F-3000 Masters em Portugal são:
Domingo:
1) Luca Persiani – ADM – 1’31â€609
2) Luiz Razia – Charouz – 1’31â€770
3) Davide Di Benedetto – ProMotorsport – 1’32â€197
4) Giovanni Tedeschi – ProMotorsport – 1’32â€500
5) Emilio De Villota Jr – ProM Fortuna – 1’32â€636
6) Jean De Pourtales – FamÁ – 1’32â€748
7) Dominik Schraml – ADM – 1’32â€899
8) Marcello Puglisi – ProMotorsport – 1’33â€047
9) Jan Charouz – Charouz – 1’33â€261
10) Tor Graves – ADM – 1’33â€685
11) Michele Merendino – FamÁ – 1’33â€831
12) Massimo Torre – Bigazzi – 1’34â€042
13) Giovanni Faraonio – FamÁ – 1’35â€174
14) Kristian Ghedina – Bigazzi – 1’36â€673
Sábado:
1) Giovanni Tedeschi – ProMotorsport – 1’33â€046
2) Luca Persiani – ADM – 1’33â€210
3) Luiz Razia – Charouz – 1’33â€282
4) Emilio De Villota Jr – ProM Fortuna – 1’33â€306
5) Jean De Pourtales – FamÁ – 1’33â€354
6) Davide Di Benedetto – ProMotorsport – 1’33â€466
7) Marcello Puglisi – ProMotorsport – 1’33â€703
8) Dominik Schraml – ADM – 1’34â€001
9) Jan Charouz – Charouz – 1’34â€085
10) Michele Merendino – FamÁ – 1’34â€331
11) Massimo Torre – Bigazzi – 1’34â€705
12) Tor Graves – ADM – 1’35â€847
13) Giandomenico Sposito – FamÁ – 1’35â€847
14) Kristian Ghedina – Bigazzi – 1’38â€304
Na segunda corrida de cada um dos dias, o grid será formado pelo resultado da primeira, mas com os oito primeiros colocados em posição invertida (assim como acontece na GP2).