Solenidade de entrega dos troféus do Capacete de Ouro 2011 ocorreu na última segunda-feira (12/12) e premiou os melhores pilotos do ano em 17 categorias
Reconhecimento, história e incentivo. O Oscar do automobilismo nacional mais uma vez foi marcado pelo sucesso. A 15ª edição do Capacete de Ouro, realizada na última segunda-feira (12/12) na casa de shows Via Funchal em São Paulo (SP), premiou os melhores pilotos brasileiros de 2011 e emocionou todos os presentes, com uma homenagem inesperada aos Ácones da velocidade que fizeram história no Brasil. O destaque deste ano também ficou por conta dos belos troféus do concurso, que foram totalmente redesenhados e banhados a ouro, em comemoração ao 15º aniversário da premiação.
Para começar a noite apresentada por Isabel Reis, vice-presidente da Motorpress Brasil, foram apresentadas aos convidados e pilotos imagens icÁ´nicas dos 15 anos do Capacete de Ouro. Apareceram nos telões as mudanças nas fisionomias de alguns dos principais integrantes desta história de sucesso.
Em seguida, os primeiros troféus começaram a ser entregues, iniciando pela premiação oficial da Fórmula Futuro e do Trofeo Linea, dois certames promovidos pela Fiat, patrocinadora máster do evento. Nos monopostos, o campeão Guilherme Silva teve até trabalho para erguer o belo caneco da categoria apadrinhada por Felipe Massa, que felicitou seus pupilos, incluindo Luir Miranda, que foi o vice. No Trofeo Linea, o campeão Cacá Bueno, também recebeu seu troféu das mãos de Massa, assim como o vice, Popó Bueno.
Depois disso, aÁ sim as 17 categorias do Capacete de Ouro foram convocadas ao palco, a começar pelo Trofeo Linea Fiat, onde Cacá Bueno voltou a vencer um Capacete de Ouro – o quinto de sua carreira -, deixando seu irmão Popó com o de Prata e Giuliano Losacco com o de Bronze. A Fórmula Futuro Fiat foi a próxima e Guilherme Silva levou o Ouro, com Luir Miranda com Prata e Jonathan Louis ficando com o de Bronze.
A seguinte foi a Categoria Top, na qual o Capacete de Ouro ficou com Tony Kanaan, que agora coleciona cinco conquistas. Hélio Castroneves ficou com o Capacete de Prata, enquanto que Vitor Meira levou Bronze.
Nas competições de velocidades na terra, a dupla Rafael Túlio/Julimar Ferro ficou com Capacete de Ouro na Categoria Rali, que também entregou o Prata para L. Armone/F. Costa e o Bronze para F. DallAgnol/G. Morales. Já na classe Off-road, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad receberam o Ouro, Reinaldo Varela/Edu Bampi o Prata e Cristian Baumgart/Beco Andreotti o Bronze.
De volta ao asfalto, Constantino Júnior ficou com o Capacete de Ouro na categoria Porsche GT3, seguido por Clemente Lunardi, com o de Prata e Ricardo Baptista, com o de Bronze. Silvio de Barros foi eleito pelos jornalistas como o melhor da temporada na Porsche Challenge, deixando Gilberto Farah com o Prata e Fernando Barci com o Bronze.
O baiano Patrick Gonçalves foi o próximo premiado com o Capacete de Ouro na noite, desta vez na categoria Turismo, que teve Neto de Nigris com o de Prata e Marcelo Hahn com o de Bronze.
Foi então que houve uma pausa nas premiações e o palco teve apenas a presença de Isabel Reis, que realizou a declamação de um belo poema em homenagem aos pilotos Dan Wheldon, Gustavo Sondermann, Luiz Pereira Bueno e o designer Sid Mosca, eterno parceiro das premiações do Capacete de Ouro, que faleceram nesta temporada.
Logo depois, os novos troféus voltaram a ser entregues. Primeiro para Fabiano Machado, Capacete de Ouro na categoria Fórmula, superando Guilherme Silva (Prata) e Bruno Bonifácio (Bronze).
Na Itaipava GT3, apesar de o campeonato deste ano ainda não estar decidido, Valdeno Brito e Matheus Stumpf já foram escolhidos pelos jornalistas como os melhores da temporada e ficaram com o segundo Capacete de Ouro consecutivo. Xandy Negrão e seu filho Xandinho receberam Prata, enquanto Marcelo Hahn e Allam Khodair ficaram com Bronze. O mesmo aconteceu na Itaipava GT4, onde Caio Lara/Cristiano Federico levaram o Ouro, Sérgio Laganá/Alan Hellmeister o Prata e Valter Rossete/Fabio Greco o Bronze.
Mesmo antes de ser chamado para a premiação da categoria Fórmula 1, Rubens Barrichello subiu ao palco para ser o padrinho das categorias do kart, começando pela Revelação, na qual o pequenino Paulo Coelho, de oito anos, levou seu primeiro Capacete de Ouro da carreira, com Yanni Fontana o Prata e João Guim o Bronze. Depois, na Categoria Kart, o experiente Danilo Dirani levantou seu segundo Capacete de Ouro, deixando o ainda menino Vitor Baptista (13 anos) com o Capacete de Prata e Fernando Guzzi com o de Bronze.
A história do automobilismo nacional também não foi deixada de lado e todos os integrantes da saudosa Equipe Vemag – uma das primeiras profissionais do Brasil – receberam menção honrosa. Aliás, este acabou sendo o ponto alto da festividade, já que os mais de 500 convidados aplaudiram de pés alguns dos nossos primeiros heróis do automobilismo: AnÁsio Campos, Eduardo Scuracchio, Flávio Del Mese, Francisco Lameirão, Jan Balder, Jorge Lettry, Mário César de Camargo Filho, Miguel Crispin, Milton Masteguin, Otto Kuttiner, Paulo Trevisan, Ricardo Magnusson, Toni Bianco e Bird Clemente.
Então, a solenidade seguiu para seu “stint final” de entrega de troféus, a começar pela categoria Internacional, que teve Felipe Nasr com o seu segundo Capacete de Ouro da carreira, Pietro Fittipaldi com o de Prata e Lucas Foresti com o de Bronze.
Felipe Giaffone foi eleito como o melhor da temporada da Fórmula Truck em 2011 e levou para casa mais um Capacete de Ouro para a coleção, o seu quarto, deixando para trás em 2011 Geraldo Piquet (Prata) e Valmir Benavides (Bronze).
Na categoria Nacional, mais uma decisão apertada e Cacá Bueno levou seu segundo Capacete de Ouro da noite, o sexto de toda a carreira, com Thiago Camilo a ficar com o de Prata e Max Wilson com o de Bronze.
Como não poderia deixar de ser, a Fórmula 1 foi a última categoria chamada ao palco e, para surpresa de muitos, Bruno Senna desbancou Felipe Massa e Rubens Barrichello e foi o escolhido pelos jornalistas convidados pela Motorpress. No entanto, em comemoração aos 15 anos do prêmio, os organizadores decidiram entregar também para Massa e Barrichello Capacetes de Ouro.
Veja todos os ganhadores do Capacete de Ouro 2011:
Trofeo Fiat Linea: Cacá Bueno
Fórmula Futuro Fiat: Guilherme Silva
Top: Tony Kanaan
Rali: Rafael Túlio/Julimar Ferro
Off-road: Guilherme Spinelli/Youssef Haddad
Porsche GT3: Constantino Júnior
Porsche Challenge: Silvio de Barros
Turismo: Patrick Gonçalves
Fórmula: Fabiano Machado
Itaipava GT3: Valdeno Brito/Matheus Stumpf
Itaipava GT4: Caio Lara/Cristiano Federico
Revelação: Paulo Coelho
Kart: Danilo Dirani
Internacional: Felipe Nasr
Truck: Felipe Giaffone
Nacional: Cacá Bueno
Fórmula 1: Bruno Senna