– Adriano Rabelo superou José Vitte por muito pouco na classificação da CLA AMG Cup.
– Marcos Paioli foi o mais rápido na C 250 Cup e garantiu ponto extra na disputa pelo campeonato
Em um fim de semana marcado por grandes variações climáticas na região do Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), a sétima etapa do Mercedes-Benz Challenge começou com um “empate técnico” na disputa pela pole position na CLA AMG Cup.
Apenas um centésimo de segundo separou os dois primeiros colocados no treino classificatório da categoria, encerrado na tarde deste sábado com o cearense Adriano Rabelo na primeira posição. O paulista José Vitte foi o segundo colocado e o gaúcho Luiz Ribeiro, o terceiro. Esta foi a primeira pole de Rabelo no ano, e quinta da carreira dele na CLA AMG Cup.
“O ano está sendo um pouco difÁcil para mim, pois só consegui terminar duas das seis primeiras etapas. Além disso, fiquei de fora de duas corridas, mas estou voltando com a pole, que é importante. Não temos mais condição de buscar o campeonato, e até por isso largo amanhã pensando somente na vitóriaâ€, disse Adriano Rabelo, que é o 13º na tabela da CLA AMG Cup.
Ele acredita que o seu bom retrospecto na pista seja um forte indÁcio de que ele poderá confirmar as expectativas neste domingo. “Já larguei da pole duas vezes em Goiânia e ganhei duas vezes aqui também. Fiquei em segundo na primeira etapa do ano, largando em oitavo, e costumo subir no pódio aqui. E desta vez, quero voltar ao lugar mais altoâ€, completou.
José Vitte também encarou o resultado no treino de classificação como um forte indÁcio de que terá chances de brigar pela vitória neste domingo.
“Ficamos em quarto ontem e em segundo hoje pela manhã. Só um centésimo de segundo nos tirou a pole, o que é quase nada. O carro está bom, a equipe trabalhou bem e amanhã a disputa pela vitória está abertaâ€, disse ele.
O terceiro lugar no grid, a menos de 1,5 décimo de segundo da pole, projeta um domingo igualmente positivo para o gaúcho Luiz Ribeiro. Vindo de vitória em casa na etapa passada, realizada em Tarumã, ele espera disputar, novamente, a primeira posição.
“A tomada foi boa, só que escapou o split dianteiro na reta principal e meu carro passou a trepidar demais. Calculamos que a perda de tempo que tivemos seja maior do que o décimo e meio que tomamos da pole, por isso sigo confiante. Nosso carro está bom e vamos para a corrida confiantesâ€.
De olho no campeonato – o paulista Marcos Paioli não escondeu a alegria pela quarta pole position conquistada em sete etapas da temporada. Mais rápido no classificatório deste sábado na categoria C 250 Cup, ele comemorou o ponto extra dado ao pole, e disse que pretende seguir cumprindo, passo a passo, as tarefas que lhe são necessárias para ser campeão.
“Tivemos alguns contratempos ao longo do campeonato, que não nos permitiram somar os pontos que eram necessários para chegar ao fim do ano mais bem posicionados na tabela. Depois da vitória em Tarumã e da pole de hoje estou de volta Á briga. Todos os pontos que eu puder somar serão muito importantes para a etapa final em Interlagos. Só tenho chances se conseguir acumular em Goiânia toda a pontuação que estiver disponÁvelâ€, comentou.
O paulista da Paioli Racing abriu larga vantagem para o segundo colocado, Claudio Simão, mas a disputa pela segunda posição foi intensa. Apenas 0s154 separaram Simão de André Moraes Jr., que também vem sendo seu principal adversário no campeonato.
“Estou com 50 quilos a mais, e a pista aqui tem uma subida forte, além de freadas igualmente exigentes. E isso acaba me prejudicando muito. Mas estou feliz com o segundo lugar e sigo na minha estratégia de só pensar no campeonato. Vou fazer uma corrida de muita cabeçaâ€, declarou Simão.
Para Moraes, jovem piloto de Americana, no Interior de São Paulo, o terceiro lugar teve sabor de vitória em razão das dificuldades enfrentadas no segundo treino livre e no inÁcio da tomada oficial de tempos.
“O classificatório foi um pouco abaixo do que esperávamos. Tivemos só sete minutos de pista, mas conseguimos voltar para a pista para completar, pelo menos, uma volta rápida no finalzinho do treinoâ€, narrou o paulista.
A largada para a sétima e penúltima etapa do Mercedes-Benz Challenge está marcada para as 10h deste domingo. Veja como ficou o grid de largada para a corrida:
Grid CLA AMG Cup
1) Adriano Rabelo – Cordova Motorsports, 1m35s442
2) José Vitte – WCR, 1m35s452
3) Luiz Carlos Ribeiro – Ourocar Racing, 1m35s583
4) Betão Fonseca – Center Bus Sambaiba Racing, 1m35s986
5) Fernando Amorim – Mottin/Sul Racing, 1m36s141
6) Fernando Júnior – WCR, 1m36s178
7) Raijan Mascarello – Mottin Racing, 1m36s272
8) Pierre Ventura – Cordova Motorsports, 1m36s312
9) Fernando Poeta – Mottin/Sul Racing, 1m36s341
10) Fabio Escorpioni – Hot Car Competições, 1m36s494
11) Bruno Alvarenga – Rsports Racing, Sem tempo
12) Roger Sandoval – Mottin Racing, Sem tempo
Grid C 250 Cup
1) Marcos Paioli – Paioli Racing, 1m40s785
2) Claudio Simão – Center Bus Sambaiba Racing, 1m41s416
3) André Moraes Jr. – PGL Racing, 1m41s570
4) João Lemos – PGL Racing, 1m41s657
5) Alexandre Navarro – Rsports Racing, 1m41s691
6) Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel – Brandão Motorsport, 1m41s935
7) Cello Nunes – Rsports Racing, 1m41s986
8) Flavio Andrade – Hot Car Competições, 1m42s037
9) Leandro Reis – Rsports Racing, 1m42s227
10) Beto Rossi – Paioli Racing, 1m42s819
11) Peter Michael Gottschalk – Paioli Racing, 1m42s870
12) Carlos Alberto Guilherme/Sergio Kuba – Center Bus Sambaiba Racing, 1m44s837
13) Carlos Machado – Center Bus Sambaiba Racing, 1m45s242
14) Fabio Peterson – Center Bus Sambaiba Racing, 1m45s438
15) Luiz Barcellos – Center Bus Sambaiba Racing, 1m46s102
16) VinÁcius Fugi – Brandão Motorsport, 1m47s024