Na próxima semana, entre os dias 27 e 30 de agosto, o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu – SP, receberá pelo segundo ano consecutivo as provas do II GP Brasil de Kart, III Campeonato Brasileiro de Shifter Kart e V Campeonato Brasileiro de Kart Endurance.
Seguindo os moldes adotados no ano passado o evento reunirá as três competições e trará para a pista vários tipos de equipamentos unindo todas as novas tendências do kartismo de competição no maior evento do ano.
Alguns detalhes importantes dos Campeonatos foram alterados visando sempre atender Á s expectativas de pilotos, equipes, fabricantes e patrocinadores. Assim, pela primeira vez em cinco anos, o Campeonato Brasileiro de Endurance terá sua prova de 12 horas disputada com motores sorteados. Em vistas ao pedido da maioria dos times a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA fechou parceria com a empresa RBC Preparações, que fornecerá os motores desta edição para todos os competidores e, assim, haverá também maior competitividade entre as equipes.
No caso do Brasileiro de Shifter (karts com marcha) também houve uma mudança significativa com relação aos motores. A partir deste ano os propulsores voltam a ser próprios e de preparação restrita. Assim, como este equipamento é relativamente mais caro que os demais, as equipes não precisarão se preocupar com o gasto de aluguel dos motores. Cada piloto concorrerá com seu equipamento próprio.
Para o GP Brasil a novidade deste ano será a inclusão das categorias Júnior Menor e Novatos. Estas classes competirão com motores sorteados sendo o MRA-1 para a primeira classe e o Riomar Super II para a segunda. A categoria ROK, assim como no ano passado, traz como grande incentivo a premiação de seu vencedor com um pacote para participação na International ROK Cup, evento que este ano será realizado no mês de outubro, na Itália. Os garotinhos da Mirim e Cadete também terão espaço na competição e entram também com motores sorteados assim como no Campeonato Brasileiro.
O formato das disputas seguirá basicamente a fórmula de tomada de tempos, primeira bateria, que definirá o grid de largada da final e a final. Os campeões tanto do GP Brasil como do Brasileiro de Shifter serão os vencedores da final. No caso do Endurance a prova terá duração de 12 horas e sua largada se dará Á meia noite do dia 30 de agosto. Os treinos livres já começam na tarde de quarta-feira, dia 27 e se estendem até na quinta Á tarde. Na sexta acontecem as tomadas de tempo e as primeiras corridas, e no sábado, as finais.