O britânico Tom Chilton (CitroÁ«n C-Elysée/ Sébastien Loeb Racing) e o húngaro Norbert Michelisz (Honda Civic/Honda JAS) foram os vencedores da oitava etapa da temporada, disputada no Circuito de Motegi, no Japão.
Debaixo de chuva, Chilton assumiu a ponta logo nas primeiras curvas. O britânico abriu uma confortável vantagem nas voltas seguintes, recebendo a bandeirada 13 segundos a frente de Ehlacher. Substituto do acidentado Tiago Monteiro, Guerrieri fechou o pódio.
LÁder do campeonato, o sueco Thed BjÁ¶rk (Volvo S60/Volvo) terminou em quarto, seguido pelo marroquino Mehdi Bennani (CitroÁ«n C-Elysée/Sébastien Loeb Racing) e o pole-position, o norte-americano Kevin Gleason (Lada Vesta/RC Motorsport). Michelisz foi o sétimo.
Michelisz venceu a segunda prova (a principal da etapa). Parceiros na Volvo, o holandês Nicky Catsburg e o argentino Nestor Girolami completaram o pódio.
A chuva aumentou na segunda prova, e o Safety-Car permaneceu a frente dos carros até a terceira volta. Com a bandeira verde agitada o pole Michelisz manteve a ponta, seguido por Catsburg e Girolami.
Com a pista encharcada, o Safety-Car voltou a pista na sétima volta. Duas voltas depois a bandeira vermelha encerrou a prova. Guerrieri terminou em quarto, seguido por e Bennani.
BjÁ¶rk lidera o campeonato com 228,5 pontos, seguido por Michelisz com 212 e Catsburg com 209,5. Monteiro, que ficou fora das duas últimas etapas devido um acidente, caiu para quarto, com 200 pontos.
A próxima etapa acontece no Circuito da Guia, em Macau, no dia 19 de novembro.
Final, prova 1:
1 – Tom Chilton (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 11 voltas
2 – Yann Ehrlacher (Lada Vesta) – RC Motorsport – 13’’158
3 – Esteban Guerrieri (Chevrolet RML Cruze) – Campos – 15’’288
4 – Thed Bjork (Volvo S60) – Volvo – 15’’846
5 – Mehdi Bennani (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 19’’053
6 – Kevin Gleason (Lada Vesta) – RC Motorsport – 20’’659
7 – Norbert Michelisz (Honda Civic) – Honda JAS – 27’’349
8 – Robert Huff (CitroÁ«n C-Elysée) – Munnich – 36’’278
9 – Nicky Catsburg (Volvo S60) – Volvo – 36’’629
10 – Ryo Michigami (Honda Civic) – Honda JAS – 37’’104
11 – Nestor Girolami (Volvo S60) – Volvo – 37’’127
12 – John Filippi (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 37’’748
13 – Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze) – ROAL – 40’’107
14 – Kris Richard (Chevrolet RML Cruze) – Campos – 40’’687
15 – Daniel Nagy (Honda Civic) – Zengo – 42’’683
16 – Felipe De Souza (Lada Vesta) – RC Motorsport – 54’’402
17 – Zsolt Dávid Szabó (Honda Civic) – Zengo – 1’08’’185
Volta mais rápida: Tom Chilton 2’09”388
Final, prova 2:
1 – Norbert Michelisz (Honda Civic) – Honda JAS – 9 voltas
2 – Nicky Catsburg (Volvo S60) – Volvo – 0.392
3 – Nestor Girolami (Volvo S60) – Volvo – 1’’798
4 – Esteban Guerrieri (Chevrolet RML Cruze) – Campos – 3’’306
5 – Thed Bjork (Volvo S60) – Volvo – 5’’554
6 – Mehdi Bennani (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 6’’196
7 – Yann Ehrlacher (Lada Vesta) – RC Motorsport – 7’’063
8 – Kevin Gleason (Lada Vesta) – RC Motorsport – 7’’537
9 – John Filippi (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 7’’911
10 – Tom Chilton (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 8’’764
11 – Robert Huff (CitroÁ«n C-Elysée) – Munnich – 9’’633
12 – Kris Richard (Chevrolet RML Cruze) – Campos – 11’’544
13 – Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze) – ROAL – 12’’472
14 – Daniel Nagy (Honda Civic) – Zengo – 13’’254
15 – Felipe De Souza (Lada Vesta) – RC Motorsport – 14’’899
16 – Zsolt Dávid Szabó (Honda Civic) – Zengo – 16’’640
Volta mais rápida: Nicky Catsburg 2’10’’990
Abandonos:
Ryo Michigami (Honda Civic) – Honda JAS – 3 voltas