É com alegria e satisfação que escrevo minha 1ª coluna no SpeedRacing.com.br, sendo o representante do Rallye de Velocidade, categoria que cresceu e está crescendo cada vez mais no nosso paÁs, que é conhecido por exportar talentos do automobilismo.
Rallye é uma modalidade um pouco diferente das demais categorias que correm em asfalto como kart, turismo e fórmula. A principal diferença é que as provas de Rallye são em 90% dos casos disputadas na terra, cascalho, barro e algumas no asfalto, porém a “tocada” do Rallye é o ponto forte desta diferença.
No Rallye de Velocidade o piloto tem um navegador a seu lado ditando todas as curvas, retas e partes sinuosas da pista como: buracos, valetas e o grau de dificuldade de cada uma delas. Este levantamento é feito antes de cada corrida e esta comunicação é feita as vezes em trechos onde andamos a 200km/h durante as especias, que são 3 a cada prova com em média 30km cada
uma delas. Por isso e pela dificuldade que um Rallye proporciona é que se vê a maior diferença entre esta e as outras modalidades do automobilismo.
O meu carro é um Peugeot 206 totalmente modificado e homologado pela CBA, orgão responsável pelas corridas no Brasil e muito bem representado pelo nosso atual Presidente Dr.Paulo Scaglione. O campeonato terá inÁcio em abril e já comecei minha pré-temporada com a equipe andando cerca de 200 km com o carro nos trechos do Rallye da Graciosa, um dos mais importantes do campeonato, e até o começo da temporada 2007 estão previstos mais 800 km em testes com o carro.
Eu venho tendo a orientação do piloto Rafael Túlio um dos pilotos mais rápidos do Rallye Nacional e Sul-Americano; esta ajuda é importante, pois o Túlio tem muita experiência e me da toques importantes sobre o carro que ele conhece bem, pois também pilota um 206.
Volto aqui para contar sobre os outros treinos e corridas em breve, quero deixar meu abraço a todos e até lá!!