O internauta Lecoleo nos enviou um e-mail perguntando sobre os motores V10 de 3 litros e os atuais V8 de 2,4 litros. Faça como ele, se você tem duvidas sobre a F-1 nos mande um e-mail que iremos responder com o maior prazer.
Uma das grandes mudanças no regulamento de 2006 foi a troca dos motores V10 de 3 litros pelos V8 de 2,4 litros.
Veja as principais diferenças entre eles:
Os motores V10 de 3 litros estavam na F-1 desde a temporada de 1998. Eram 10 centÁmetros maiores, cerca de: 15 a 20% mais potentes e de 5 a 10 quilos mais pesados do que os V8 de 2,4 litros atuais.
Os V8 de 2,4 litros têm oito cilindros com o par de pistões localizados Á 90º em relação aos outros. Com a menor potência e o menor torque, o V8 trabalha com os giros altos e com a aceleração máxima em todo o tempo da prova. Com o formato do motor V8 as vibrações são maiores. E podem ser reduzidas com ajustes em sua construção. A potência chega a 750 cavalos. E seu peso mÁnimo de 95 quilos.
A Toro Rosso é a única equipe a ainda usar os motores V10 de 3 litros nesta temporada. Mas o motor teve que ser modificado, com restrição na entrada de ar e limitador de giros. As equipes Midland e Super Aguri chegaram a reclamar de uma suposta vantagem da equipe por causa do uso do V10, mas a FIA não aceitou as reclamações. Mas para o próximo ano todos terão que usar os V8