Equipe Ferguson:
O irlandês Harry Ferguson nasceu em 1884. Em 1911 constituiu sua companhia de motores. Dois anos antes ele tinha construÁdo seu próprio aeroplano, completando o primeiro vÁ´o motorizado de um irlandês. Durante a guerra ele desenvolveu um trator de baixo custo que se tornou muito eficiente para os fazendeiros irlandeses.
Com seu sucesso Harry Ferguson tornou-se um regular piloto na Irlanda. Em 1953 ele uniu sua companhia com a Massey nos EUA, surgindo a Massey-Ferguson, empresa que nos dias atuais produz vários tipos de maquinas agrÁcolas no mundo inteiro. Ele então se retirou para Gloucestershire para desenvolver um carro de F-1 com tração nas quatro rodas, fundando a Ferguson Research Ltd.
Ferguson usou os últimos dias de sua vida trabalhando no carro, para poder demonstrar a tecnologia que tinha desenvolvido. Ele morreu em outubro de 1960. O piloto inglês Tony Rolt continuou a tocar o projeto, com a ajuda de Rob Walker, proprietário da equipe Rob Walker Racing de F-1, e que teve o inglês como piloto na década de cinqüenta.
O carro, denominado Ferguson P99, com tração nas quatro rodas, foi desenhado por Claude Hill e equipado com um motor Climax de
Com um motor de
Dois meses depois o carro foi inscrito em uma prova extra-campeonato, a Oulton Park Gold Cup, com Stirling Moss ao volante. E surpreendentemente Moss venceu a corrida, debaixo de chuva, com Jack Brabham e Bruce McLaren, ambos da Cooper, em segundo e terceiro. Ele também fez a melhor volta da prova. Foi a única vitória de um modelo 4WD, na história da F-1, e a última da carreira de Moss, na Europa.
Em 1962 o carro foi para a Austrália e Nova Zelândia, participar da Copa da Tasmânia, sendo conduzido por pilotos como Innes Ireland e Graham Hill. Mas foram nas subidas de montanha que o Ferguson P99 se tornou um sucesso, vencendo o campeonato Britânico de Subida de Montanha de 1964 com Peter Westbury.
A Ferguson Research Ltd, com o seu projeto de tração nas quatro rodas despertou o interesse do automobilismo norte-americano, com a empresa, que estava nas mãos de Tony Rolt, supervisionando o projeto do Novi P104, de Andy Granatelli, que disputou diversas edições das
Na F-1, o sistema 4WD, desenvolvido pela Ferguson, foi utilizado pela BRM, no modelo P67 de 1964. O Jensen FF GT Car, de 1966, também utilizou o sistema. Três anos depois varias equipes de F-1 construÁram modelos baseados no sistema de Harry Ferguson, como a Matra, Lotus e McLaren. Logo os projetos foram abandonados. O último carro a utilizar o sistema 4WD foi o Lotus 56B, o carro turbina, de 1971.
Em 1997 Stirling Moss elegeu o Ferguson P99 como o melhor carro de F-1, que havia pilotado na carreira, em uma entrevista para a revista MotorSport.O P99 encontra-se atualmente no Museu de Donington.
O Ferguson P99 disputou apenas uma corrida oficial na F-1.