O quarteto formado por Bernd Schneider/Maro Engel/Adam Christodoulou/Manuel Metzger, no Mercedes-AMG GT3 #4 do AMG-Team Black Falcon, venceu neste domingo a edição de 2016 das 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha. Os quartetos Christian Vietoris/Marco Seefried/Christian Hohenadel/Renger Van der Zande (#29 Mercedes-AMG GT3 AMG-Team HTP-Motorsport) e Uwe Alzen/David Lance Arnold/Maximlian GÁ¶tz/Jan Seyffarth (#88 Mercedes-AMG GT3 HARIBO Racing Team-AMG) completaram o pódio no geral.
Engel entrou na volta final 0s750 atrás de Van der Zande. O alemão, em uma manobra polêmica, deu um “chega pra lá†no holandês, e assumiu a liderança para vencer com 5s697 de vantagem.
A AMG-Team HTP-Motorsport protestou, considerando a manobra de Engel desleal. Mas a organização da prova não viu nada de errado, não aceitando a reclamação.
A prova chegou a ser paralisada por quatro horas. Devido Á chuva (incluindo granizo). Com a pista ficando impraticável e cheia de barro em várias partes.
O carro que alinhou na pole, Mercedes-AMG GT3 #9 do AMG-Team Black Falcon, do quarteto Hubert Haupt/Yelmer Buurman/Maro Engel/Dirk Müller, terminou em quarto. Inscrito nos carros #4 e #9, Engel marcou a pole-position.
O melhor não Mercedes-Benz na prova foi o BMW M6 GT3 #23 da Rowe Racing, com o quarteto Alexander Sims/Philipp Eng/Maxime Martin/Dirk Werner, em quinto lugar.
Os dois brasileiros, Augusto Farfus e Fernando Rees, inscritos na prova tiveram problemas. O BMW M6 GT3 #18 da Schubert Motorsport GmbH, que teve Farfus/Jesse Krohn/ JÁ¶rg Müller/Marco Wittmann liderava a prova, quando o motor explodiu na volta 60.
O Aston Martin Vantage #27 da Aston Martin Racing, com Rees/Jonny Adam/Mathias Lauda/Richie Stanaway abandonou na 17 volta.
156 carros começaram a prova. 104 receberam a bandeirada (sendo 101 classificados oficialmente).