24 Horas de Le Mans: longe da Copa, Senna vÁª russos como rivais

Briga no qualifying deverá ser pela segunda fila do grid da segunda etapa do WEC

A mais de três mil quilÁ´metros de Moscou, onde a Copa do Mundo de futebol será aberta nesta quinta-feira com a partida inaugural entre os donos da casa e a Arábia Saudita, Bruno Senna está preocupado com a Rússia. Afinal, é com a equipe SMP – de propriedade de empresários do paÁ­s – que o brasileiro e seus parceiros da Rebellion Racing deverão brigar nas duas sessões classificatórias finais que definirão a ordem de largada das 24 Horas de Le Mans, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. O grid das quatro categorias será definido Á s 19 horas desta quinta-feira.

 

Bruno sabe que as Toyota oficiais de fábrica têm lugar garantido nas duas vagas da primeira fila da classe LMP1, os protótipos que superam os 330 km de velocidade. No Q1 da quarta-feira a casa japonesa, que conta com o espanhol Fernando Alonso como principal atração, confirmou o favoritismo e estabeleceu os melhores tempos. “Nossa briga será com os pilotos da SMP, mas temos potencial para isso”, afirmou Bruno, que nesta manhã ainda viajou a Paris para participar de ação promocional da equipe.

 

Kazuki Nakajima garantiu a pole provisória para o trio completado por Alonso e o suÁ­ço Sébastien Buemi com a melhor volta do Q1 em 3min17s270, batendo por pouco mais de um décimo o carro irmão dividido pelo inglês Mike Conway, o japonês Kamui Kobayashi e o argentino Jose Maria Lopez. A disputa entre a Rebellion e a SMP foi acirrada. Bruno e seus parceiros, o alemão Andre Lotterer e o suÁ­ço Neel Jani, terminaram em quatro, dentro da previsÁ­vel desvantagem de mais de dois segundos para as Toyota, mas a menos de dois décimos do SMP do francês Stéphane Sarrazin e dos russos Egor Erudzhev e Matevos Isaakyan. O segundo carro da SMP, integrado pelo inglês Jenson Button e os russos Vitaly Petrov e Mikhail Aleshyn, foi apenas o sexto.

 

Sessenta carros – os protótipos da LMP2 e os GTE Pro e Am completam todas as vagas da prova – e 24 pilotos com passagem pela Fórmula 1 estão na pequena cidade da região oeste da França. Bruno gostou dos resultados do primeiro dia de atividades de pista, quatro horas de treinos livres e mais duas classificatórias, e acha que o caminho para a evolução está aberto. “O equilÁ­brio do carro está melhorando e aumentando nossa confiança. Ainda estamos estudando qual o composto de pneus ideal, mas já sabemos que nosso tempo pode baixar bastante. Peguei trânsito na minha volta boa. Temos de continuar atacando nas outras sessões classificatórias para largar na frente dos SMP”, comentou.

 

Mesmo incluÁ­da no final de semana que marcará o inÁ­cio da Copa do Mundo, a segunda etapa da supertemporada do WEC voltará a levar enorme número de torcedores ao interior francês. Bruno e seus companheiros precisam de um bom resultado para apagar a frustração nas 6 Horas de Spa, onde o terceiro lugar na pista se converteu em exclusão do resultado final por uma irregularidade no assoalho do carro constatada na vistoria técnica. Além disso, o regulamento determina que a pontuação seja dobrada em relação Á s corridas de seis horas, o que significa que os vencedores sairão da França com 50 pontos. Bruno é o atual campeão mundial da LMP2.