O trio formado pelos italianos Alessandro PÁer Guidi e Antonio Giovinazzi e o britânico James Calado, na Ferrari 499P #51 da Ferrari-AF Corse, venceu a 91ª edição das 24 Horas de Le Mans, no Circuito de la Sarthe, em Le Mans, na França, quarta etapa do FIA world Endurance Chamionship (WEC), que marca também o centenário da mais importante prova de endurance do mundo. Foi a décima vitória da Ferrari na prova, a primeira desde 1965.
Guidi/Giovinazzi/Calado completaram 342 voltas, vencendo com 1m21s793 de vantagem sobre o trio Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa (Toyota GR010/Toyota Gazoo Racing). A montadora japonesa havia vencido as cinco últimas edições da prova.
A última vitória da Ferrari, em 1965, foi com uma Ferrari 250LM da NART, com o norte-americano Masten Gregory e o austrÁaco Jochen Rindt.
O trio Earl Bamber/Alex Lynn/Richard Westbrook (Cadillac V-LMDh/Cadillac Racing) completou o pódio no geral, e na classe Hypercar.
Pela classe LMP2 vitória do trio Jakub Smiechowski/Fabio Scherer/Albert Costa (Oreca 07-Gibson/Inter Europol Competition).
Pela classe LMGTE Am vitória do trio Ben Keating/Nicolas Varrone/Nicky Catsburg (Chevrolet Corvette/Corvette Racing).
Cinco brasileiros disputaram a prova:
Pipo Derani, em trio com os britânicos Alexander Sims e Jack Aitken (Cadillac V-LMDh/Action Express) terminou na 17ª posição geral.
André Negrão, em trio com o mexicano Memo Rojas e o britânico Olli Caldwell (Alpine A470-Gibson/Alpine Elf Team) terminou na 19ª posição.
Pietro Fittipaldi, em trio com os dinamarqueses David Heinemeier Hansson e Oliver Rasmussen (Oreca 07-Gibson/ Jota) terminou na 24ª posição.
Daniel Serra, em trio com o japonês Takeshi Kimura e o norte-americano Scott Huffaker (Ferrari 488/Kessel Racing) abandonou.
Felipe Nasr, em trio com o francês Mathieu Jaminet e o britânico Nick Tandy (Porsche 963/ Porsche Penske Motorsport) abandonou.
Final:
1 – Pier Guidi-Calado-Giovinazzi (Ferrari 499P) – Ferrari – 342 voltas
2 – Buemi-Hartley-Hirakawa (Toyota GR010) – Toyota – 1’21″793
3 – Bamber-Lynn-Westbrook (Cadillac V-LMDh) – Cadillac – 2’18″917
4 – Bourdais-Van der Zande-Dixon (Cadillac V-LMDh) – Cadillac – 2 voltas
5 – Fuoco-Molina-Nielsen (Ferrari 499P) – Ferrari – 5Â
6 – Dumas-Pla-Briscoe (Glickenhaus 007) – Glickenhaus – 8Â
7 – Mailleux-Berthon-Gutierrez (Glickenhaus 007) – Glickenhaus – 10Â
8 – Di Resta-Jensen-Vergne (Peugeot 9X8) – Peugeot – 12Â
9 – Cameron-Christensen-Makowiecki (Porsche 963) – Penske – 13Â
10 – Smiechowski-Scherer-Costa (Oreca 07-Gibson) – Inter Europol – 14Â
11 – Andrade-Kubica-Delétraz (Oreca 07-Gibson) – WRT – 14Â
12 – Jani-Binder-Pino (Oreca 07-Gibson) – Duqueine – 15Â
13 – Vaxiviere-Canal-Milesi (Alpine A470-Gibson) – Alpine – 15Â
14 – Gelael-Habsburg-Frijns (Oreca 07-Gibson) – WRT – 15Â
15 – Lafargue-Chatin-HÁ¶rr (Oreca 07-Gibson) – Idec – 15Â
16 – Cullen-Kaiser-Aubry (Oreca 07-Gibson) – Vector – 17Â
17 – Derani-Sims-Aitken (Cadillac V-LMDh) – Action Express – 18Â
18 – Pierson-Blomqvist-Jarvis (Oreca 07-Gibson) – United AS – 19Â
19 – Negrão-Rojas-Caldwell (Alpine A470-Gibson) – Alpine – 20Â
20 – Kurtz-Allen-Braun (Oreca 07-Gibson) – Algarve Pro – 20Â
21 – Lubin-Hanson-Albuquerque (Oreca 07-Gibson) – United AS – 21Â
22 – Estre-Lotterer-Vanthoor (Porsche 963) – Penske – 22Â
23 – Lapierre-Coigny-Jakobsen (Oreca 07-Gibson) – Cool – 25
24 – Heinemeier Hansson-Fittipaldi-Rasmussen (Oreca 07-Gibson) – Jota – 26
25 – Maldonado-van der Helm-van Uitert (Oreca 07-Gibson) – Panis – 26Â
26 – Keating-Varrone-Catsburg (Chevrolet Corvette) – Corvette – 29Â
27 – Duval-Menezes-Müller (Peugeot 9X8) – Peugeot – 30 g
28 – Al Harty-Dinan-Eastwood (Aston Martin Vantage) – TF Sport – 30
29 – Wainwright-Pera-Barker (Porsche 911) – GR Racing – 30Â
30 – Bovy-Gatting-Frey (Porsche 911) – Iron Dames – 30Â
31 – Flohr-Castellacci-Rigon (Ferrari 488) – Af Corse – 30Â
32 – Van Rompuy-de Wilde-Martin (Oreca 07-Gibson) – DKR – 31Â
33 – James-Mancinelli-Riberas (Aston Martin Vantage) – Northwest – 32Â
34 – Ugran-Viscaal-Correa (Oreca 07-Gibson) – Prema – 32Â
35 – Hyett-Jeannette-Cairoli (Porsche 911) – Project 1 – 33Â
36 – Hull-Haryanto-Segal (Ferrari 488) – Walkenhorst – 35Â
37 – Lacorte-van der Garde-Pilet (Oreca 07-Gibson) – Graff – 39Â
38 – Cozzolino-Tsujiko-Yokomizo (Ferrari 488) – Kessel – 39Â
39 – Johnson-Rockenfeller-Button (Chevrolet Camaro) – Hendrick – 57Â
40 – Ye-da Costa-Stevens (Porsche 963) – Jota – 98Â
Abandonos:
Kimura-Huffaker-Serra (Ferrari 488) – Kessel
Fassbender-Rump-Lietz (Porsche 911) – Proton
Perrodo-Barnicoat-Nato (Oreca 07-Gibson) – AF Corse
Tincknell-Yount-Ried (Porsche 911) – Proton
Dillmann-Guerrieri-Vautier (Vanwall Vandervell 680) – Vanwall
Hoshino-Stevenson-Fujii (Aston Martin Vantage) – D’Station
de Gérus-Lomko-Pagenaud (Oreca 07-Gibson) – Cool
Ried-Pedersen-Andlauer (Porsche 911) – Dempsey-Proton
Kvamme-Magnussen-Fjordbach (Oreca 07-Gibson) – Inter Europol
Pin-Bortolotti-Kvyat (Oreca 07-Gibson) – Prema
Conway-Kobayashi-Lopez (Toyota GR010) – Toyota
Neubauer-Prette-Petrobelli (Ferrari 488) – JMW
Yoluc-Gamble-Vanthoor (Oreca 07-Gibson) – RT Turkey
Nasr-Jaminet-Tandy (Porsche 963) – Penske
A.Robin-M.Robin-Hasse-Clot (Aston Martin Vantage) – TF Sport
Perez Companc-Wadoux-Rovera (Ferrari 488) – AF Corse
Schiavoni-Cressoni-Picariello (Porsche 911) – Iron Lynx
Hardwick-Robichon-Heylen (Porsche 911) – Proton
Dahlmann Birch-SÁ¸rensen-MÁ¸ller (Aston Martin Vantage) – GMB
Piguet-Mann-de Paw (Ferrari 488) – AF Corse
Thomas-Taylor-Rast (Oreca 07-Gibson) – Tower
Sales-Beche-Hanley (Oreca 07-Gibson) – Nielsen